Páginas

terça-feira, novembro 29, 2011

Radialista é morto em Umarizal

O radialista Cosmo Urbano Moreira da Silva, de 35 anos, foi morto a tiros durante a manhã de ontem quando trafegava entre as cidades de Riacho da Cruz e Umarizal, em uma motocicleta. As circunstâncias do crime ainda estão envoltas de mistério. Até ontem à tarde não havia nenhuma testemunha ocular do ocorrido. Amigos da vítima dizem acreditar que ele tenha sido morto durante uma tentativa de assalto, possivelmente por reagir. A Polícia ainda dispõe de poucas informações sobre essa morte.
Cosmo Urbano, como a vítima era mais conhecida na região, foi morto minutos após ter saído da rádio da Paz, situada em Viçosa, cidade distante cerca de 140km de Mossoró. Ele havia apresentado um programa jornalístico, que vai ao ar às 6h30 e foi encontrado morto entre Riacho da Cruz e Umarizal. Ele saiu de Lucrécia, deixou o filho na creche e foi para Riacho da Cruz. De lá seguiu para Umarizal, quando acabou sendo assassinado. A princípio, o caso foi tratado como acidente de trânsito, mas ao chegar a uma unidade hospitalar da região, foram encontradas perfurações.
O comunicador ainda chegou a ser trazido para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu à gravidade das lesões. De acordo com o radialista Neurivaldo Batista, diretor da emissora da Paz, a suspeita inicial dos amigos e familiares é que Cosmo Urbano tenha sido morto em uma tentativa de assalto, o que caracteriza crime de latrocínio. Porém, nenhum objeto da vítima havia sido subtraído. O atirador (ou atiradores) fugiu deixando para trás a motocicleta, telefone celular, carteira de cédulas e outros objetos. A suspeita é que ele tenha tentado fugir e por isso foi baleado.
A versão de um latrocínio é mais forte, neste momento, mas os familiares da vítima não descartam o fato do crime estar ligado à atividade que Cosmo exercia como comunicador. Ele apresentava dois noticiários na rádio comunitária, além de programas musicais. O irmão dele, Gilvanir da Silva Moreira, afirma que a família desconhecia qualquer intriga ou supostas ameaças que ele poderia estar sofrendo e reconhece que o crime pode realmente estar ligado à atividade. "A gente nunca sabe, né? Pode ser que ele tenha noticiado algo que não agradou alguém ou coisa do tipo", especula Gilvanir.
De acordo com o diretor da emissora, Neurivaldo Batista, Cosmo era responsável pelo jornalismo e apresentava dois programas musicais. Aos sábados, das 13h às 16h, ele comandava o programa Brega Show. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, Cosmo apresentava o programa Conexão Forró, que ia ao ar das 16h às 18h. O comunicador havia concorrido à função de vereador em Viçosa, mas conseguiu poucos votos. Durante cerca de cinco anos, ele trabalhou como conselheiro tutelar. Na FM da Paz, ele trabalhava há aproximadamente dois anos e meio como locutor e jornalista.

Polícia sem pistas sobre morte de comunicador
Até o fim da tarde de ontem, a Polícia ainda não tinha pistas sobre a autoria do crime e nem sobre o que teria motivado os disparos contra o comunicador. O delegado Getúlio Medeiros, que responde pela Polícia Civil em Umarizal, disse ontem ao DE FATO que iria aguardar os familiares da vítima para definir os primeiros passos que adotaria na investigação. O crime aconteceu pela manhã e a partir de hoje deve começar a ser investigado efetivamente pela Polícia local.
Getúlio adiantou que irá intimar amigos e familiares da vítima, bem como funcionários da emissora de rádio que Cosmo trabalhava. A intenção é descobrir se ele tinha algum tipo de problema, de desavença ou coisa do tipo que pudesse desencadear seu assassinato.
À reportagem, o diretor da emissora e o irmão da vítima disseram desconhecer que houvesse algum tipo de rixa. Ambos disseram que Cosmo era uma pessoa calma, de muitos amigos na região que morava, praticamente descartando a possibilidade de uma morte por encomenda ou vingança.
Ele era natural de Umarizal, mas morava há muitos anos em Viçosa, onde casou e constituiu família. Do atual casamento, Cosmo tinha dois filhos, ambos ainda crianças. Segundo seu irmão, Gilvanir, havia ainda um terceiro filho, fruto de um outro relacionamento dele.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!