Páginas

terça-feira, novembro 29, 2011

II Ursap prepara ações de luta contra a Aids


A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), em Mossoró, através do Programa Regional DST/Aids, está promovendo mobilização para que seus 27 municípios participem da Campanha do Laço Vermelho 2011.
A iniciativa foi idealizada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unadis), que, em conjunto com municípios e Governo Federal, enviou às prefeituras cartas lembrando que em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
A proposta do Unadis, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Municípios (ABM) é que todos os prefeitos instalem um laço vermelho, símbolo da data, em um ou mais monumentos de maior visibilidade da cidade até o dia 5 de dezembro.
A campanha sugere, ainda, que sejam realizados eventos locais para marcar a data. Os municípios também são convidados a compartilhar os resultados divulgados pela mídia da ação realizada em cada cidade e receberão certificados de participação.
"A campanha do Laço Vermelho tem como foco mobilizar a sociedade para combater o estigma, a discriminação o preconceito e estimular a solidariedade e o comprometimento de todos na luta contra a epidemia da Aids", disse a coordenadora do Programa DST/Aids da II Ursap, Magnólia Solano.
O Programa DST/Aids da II Ursap tem disponível 93.600 preservativos para serem distribuídos para os municípios que enviaram ofício e programação solicitando preservativos para as atividades do Dia de Luta contra a Aids. "Os retardatários têm até o dia 30 de novembro para enviar ofício e programação solicitando cotas extras", disse Jorge Mota, técnico de logística do Programa DST/Aids da II Ursap.
Para a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira, "este é um momento estratégico para mobilizar os municípios para ações de diagnóstico e de prevenção, assim como para uma reflexão sobre os impactos da epidemia. O Laço Vermelho expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV e reforçará ainda mais a união de todos pela prevenção do HIV e pelo fim do preconceito relacionado à Aids".

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!