terça-feira, fevereiro 27, 2024

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte

Alertas atingem todo o Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte.


O aviso da cor laranja (perigo) vale até 10h desta terça-feira (27) e o da cor amarela (perigo potencial) vale até 10h da quarta (28). Os dois atingem todas as cidades do RN. (Entenda abaixo os níveis).


Grau de severidade

🟡 Perigo PotencialCuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário
🟠 PerigoMantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
🔴 Grande perigoEstão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.


 O alerta laranja, de acordo com o Inmet, prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nesse tipo de alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


🟡 Já no alerta amarelo, as chuvas variam entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há, nesse tipo de alerta, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas .


Recomendações

Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado:


não se abrigar debaixo de árvores;

não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, e placas de propaganda;

se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e

em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).



Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!