segunda-feira, outubro 09, 2023

Presidente do Sinsp critica Governo por não antecipar parcela do 13º a servidores públicos

O Governo do Rio Grande do Norte ainda não pagou a antecipação de 40% do 13º salário a segunda parte dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, denuncia a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp-RN), Janeayre Souto, em vídeo divulgado nas redes sociais. O Governo anunciou a antecipação do pagamento para 22,7 mil servidores ainda no dia 30 de junho deste ano. 


Janeayre Souto critica Governo por falta de pagamento


"Receberão o adiantamento de 40% do décimo terceiro, servidores ativos da Educação, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep), Departamento Estadual de Imprensa (DEI), Detran, Idema, Ipem e Jucern, totalizando 22,7 mil beneficiários", informou o Governo do Estado em divulgação.


Na parte três de uma série de vídeos respondendo comentários, a presidente diz que o pagamento ainda não foi feito porque o Governo do Estado não trata os servidores públicos como uma prioridade. “Sabe quando você vai receber? Quando o governo do nosso Estado, quando essa gestão tiver o servidor ativo, aposentado e pensionista, o trabalhador do Estado, como uma prioridade da sua gestão. E até a data de hoje, o Estado não diz quando vai fazer essa antecipação”, disse Janeayre Souto. 


Ela critica ainda o aumento da alíquota do ICMS, que passou de 18% para 20%, e que, ao não fazer a antecipação do valor, os servidores ficam mais pobres. 


“Veja bem, de acordo com o CONFAZ [Conselho da Fazenda] do nosso País, o Rio Grande do Norte, nos primeiros oito meses deste ano, arrecadou só de ICMS, R$ 5,3 bilhões em agosto de 2023, 21,3% a mais do que o mesmo período lá de 2022. Claro que isso deve-se ao reajuste da alíquota de 18% para 20%, influenciando no preço da gasolina, do diesel, do arroz, do café, do pão e ao não fazer essa antecipação ela deixa os servidores mais pobres”, continua.


Por fim, Souto diz que o Governo é bom apenas para servidores que ganham os maiores salários. “Esse governo é bom, excelente, ótimo, para os servidores que ganham altos salários e ruim e péssimo para os servidores de menores salários”, finaliza. 


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!