O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar pública do Rio Grande do Norte, enfrenta superlotação desde sexta-feira (6). A informação é do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde). Em um dos corredores no setor de politrauma, uma pessoa idosa de 101 anos está internado irregularmente.
Segundo a informação do sindicato, denúncias apontam que existem 22 pacientes internados na sala de recuperação e três salas de cirurgia estão paradas com usuários que precisam de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está em falta.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, por meio de nota, que está atuando em regime de força-tarefa desde o fim de semana para ampliar a capacidade de atendimento da unidade, em cooperação com as outras unidades da rede estadual. A pasta também informou que foram realizados, somente neste fim de semana, 361 atendimentos no Walfredo Gurgel, dos quais 117 foram internados. Quantidade é cerca de 50% acima da média de internação do hospital.
Em julho deste ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte acionou a Justiça pedindo, no prazo de 15 dias, a imediata retirada de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel.
Ainda de acordo com as denúncias recebidas pelo SindSaúde sobre a lotação no Walfredo Gurgel, os setores de politrauma e o Centro de Recuperação Pós-Operatório (CRO) também estão superlotados com internações irregulares. Na ala dos politraumas, que possui fluxo intenso na unidade, um dos corredores está com paciente dos dois lados e até idosos, incluindo uma pessoa com 101 anos, uma de 89 e outra de 82 anos.
Em entrevista à Inter TV Cabugi, a secretária adjunto da Sesap, Leidiane Queiroz, apontou medidas que a secretaria tem feito para contornar a lotação da unidade.
“Abrimos 20 leitos no Deoclécio Marques, em Parnamirim, que está ampliando a capacidade de procedimentos cirúrgicos. Também estamos caminhando, a passos largos, com a chamada de profissionais para a abertura do 5º andar no hospital”, disse.
Com o chamamento de novos profissionais e abertura de um andar no Walfredo Gurgel, serão mais 15 leitos voltados para a ampliação do atendimento na área ortopédica. A medida é parte do incremento de leitos que atendeu também o hospital Deoclécio Marques, voltado exclusivamente para serem retaguarda do Walfredo Gurgel.
“Ainda assim, uma boa parte de pacientes que poderiam não vir ao Walfredo Gurgel, cerca de 40%, com fraturas de menor risco a vida e de menor complexidade, que poderiam receber atendimento em serviços regionais”, completou.
Alta demanda
Por informações da Sesap, foram realizados, de sexta-feira (6) até domingo (8), 361 atendimentos no Walfredo Gurgel. Deste número, 117 foram internados, cerca de 50% acima da média de internação registrada comumente pela unidade.
Ainda de acordo com a secretaria, neste período também houve um aumento de 30% na demanda de ambulâncias vindas do interior do Rio Grande do Norte, que representaram 41% dos casos atendidos neste período, sem passar pelo processo de regulação.
Sobre a regulação destes pacientes, a coordenadora de Regulação da Sesap, Renata Nascimento, explicou que a central avalia os casos individualmente e que o número de chamados aumentou nos últimos dias.
“O Rio Grande do Norte possui uma central que atende solicitações 24h por dia. Nos primeiros oito dias de outubro, foram quase 600 chamadas. Diante dos pedidos existem protocolos criteriosos de acordo com o nível de complexidade, para que o paciente seja atendido onde for melhor”.
A avaliação tem por objetivo garantir os leitos livres no Hospital Walfredo Gurgel, tem possui uma importância para casos de politraumatismo de alta complexidade em todo o estado.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!