segunda-feira, setembro 18, 2023

Investigações devem dizer se morte de torcedor foi causada por erro em ação policial 'ou outros fatores', diz secretário de segurança do RN

Coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Duas investigações conduzidas separadamente pela Polícia Civil e pela Polícia Militar deverão concluir se a morte do torcedor do ABC Futebol Clube, Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, na noite da última sexta-feira (15) foi causada por erro na ação policial, "ou se foram outros fatores adversos".


A declaração foi feita nesta segunda-feira (18) pelo secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, em entrevista ao RN1, da Inter TV Cabugi.


"Tanto na Polícia Civil, como na Polícia Militar, está sendo feita a investigação para elucidar o fato. Se houve erro no comportamento do policial, na ação policial, ou se foram outros fatores adversos. Nós não podemos dizer, no momento atual, o que realmente aconteceu", afirmou.


"Está sendo apurado pela DHPP e pela Polícia Militar. Todas as imagens de câmera nos arredores, a perícia do Itep, coleta de estojos de munição no local, todas essas evidências estão sendo colocadas", afirmou.


A entrevista de Araújo foi a primeira realizada por uma autoridade do estado após as brigas entre torcidas organizadas do ABC e do Sport de Recife na noite da última sexta-feira (15) em Natal. Várias imagens que mostram as confusões foram registradas por testemunhas e câmeras de segurança.


Entre os vídeos, um mostra o momento em que o torcedor do ABC é atingido por um tiro na cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Leonardo Lucas trabalhava com barbeiro e deixou esposa e uma filha de dois meses. Segundo a PM, o autor do disparo não foi identificado.



O secretário afirmou que as investigações podem durar até 40 dias e explicou que cabe ao delegado e ao oficial da PM responsáveis pelos dois procedimentos de investigação definir o que é sigiloso ou não, durante as apurações.


"Toda investigação, todo procedimento, cabe à autoridade limitar os dados que ela vai divulgar. Nós acreditamos e damos total confiança às duas autoridades, tanto o delegado da DHPP, quanto o oficial da PM que está encarregado do inquérito. Tudo que for concluído será encaminhado à Justiça", declarou.


Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, morreu após sofrer tiro em confusão entre torcidas organizadas em Natal. — Foto: Reprodução


Araújo ainda foi questionado se, pelas imagens da briga entre as torcidas organizadas, é possível definir se houve erro no esquema de segurança montado pelas forças de segurança do estado para a partida, mas disse que caberá às investigações responder aos questionamentos.



Investigações

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte anunciou ainda no fim de semana que iria abrir um procedimento interno para investigar a morte do torcedor que foi baleado em uma confusão envolvendo as torcidas organizadas do ABC e do Sport (PE), após um duelo entre as duas equipes na sexta-feira (15), em Natal.


A vítima foi Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, torcedor do time potiguar. O autor do disparo, de acordo com a PM, não foi identificado.


Segundo a PM, a instauração do procedimento está sendo feita para "apurar os acontecimentos" do dia do evento.

Em nota, a corporação informou que Leonardo Lucas foi baleado durante o deslocamento dos ônibus da torcida do Sport.


"Houve uma parada não programada de um dos veículos, seguida por um tumulto entre torcidas organizadas nas proximidades da 'Praça dos Gringo'", informou a corporação. "Infelizmente, esse incidente resultou em uma fatalidade", completou.


A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos graves e morreu no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.


Segundo familiares, Leonardo Lucas trabalhava como barbeiro em seu próprio estabelecimento, era casado e deixa uma filha de dois meses de idade. Ele morava no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar, e era torcedor do ABC.


O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As câmeras de segurança da região será analisadas para ajudar a identificar o autor do disparo.


O corpo da vítima chegou no sábado (16) ao Instituto Técnico-Científico de Perícia, onde passou por exames periciais que fazem parte da investigação.


O caso

Leonardo Lucas morreu na sexta-feira (15) em uma confusão entre torcedores após a partida, no deslocamento do comboio de veículos com torcedores. ABC e Sport se enfrentaram pela Série B do Campeonato Brasileiro.


Nesse momento, segundo a Polícia Militar, um dos ônibus com membros de uma torcida organizada do Sport parou e homens entraram em confronto com torcedores do ABC, nas proximidades da Praça dos Gringos, em Ponta Negra. No local, houve disparos de arma de fogo e a vítima de 26 anos foi baleada.


Vídeo mostra homem caído no chão após disparo de arma de fogo em Natal — Foto: Reprodução


Uma série de outras confusões foram registradas na mesma noite no bairro Ponta Negra, onde fica o estádio Frasqueirão, palco do jogo entre ABC e Sport.


Um policial militar de Pernambuco que estava junto da torcida do time de Recife foi preso após disparar uma arma de fogo do lado de fora do estádio, enquanto o jogo ainda acontecia, segundo a PM.


Um vídeo de seis minutos (veja abaixo) mostra confronto entre torcidas organizadas rivais e também policiais militares que tentavam conter a confusão na avenida Roberto Freire, um dos principais corredores turísticos da cidade, após o jogo.


Nas imagens, é possível ver quando homens vestidos de amarelo saem de ônibus e atravessam a avenida, para brigar com outros torcedores. A PM chega ao local e tenta conter os torcedores, mandando eles voltarem para os veículos.


Vários tiros são disparados. Nas imagens, também é possível ver policiais usando cassetetes contra as pessoas.


Policial atira contra torcedores organizados em Natal — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!