quarta-feira, agosto 30, 2023

Quatro homens invadem escola pública no ABC Paulista e causam confusão; guarda civil diz que atirou contra grupo após ouvir barulho de disparo

Invasão em escola municipal causa confusão no ABC Paulista — Foto: TV Globo

Quatro homens invadiram uma escola municipal de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e causaram confusão durante as aulas da tarde de terça-feira (29). Um guarda civil que fazia a vigilância atirou contra o grupo. Apesar do susto, ninguém da escola se feriu e nada foi roubado.


Segundo a Guarda Civil Metropolitana, o grupo pulou o muro dos fundos da escola Ana Maria Popovic por volta das 14h30. Câmeras de segurança registraram o momento da invasão.


Nas imagens, é possível ver que o primeiro homem aparece em cima do muro. Logo em seguida, o segundo pula para dentro da escola e, pouco tempo depois, os outros três também entram.



O guarda civil que fazia a segurança da escola foi chamado por professoras assim que elas perceberam a invasão.


Para a polícia, o agente contou que um dos homens segurava um objeto nas mãos e que atirou após ouvir barulho parecido com o de tiro.


"Quando eu visualizei o indivíduo, visualizei apenas um que era o último porque os outros três já tinham pulado para fora do muro. Houve a verbalização, a desobediência do indivíduo, porque ele saltou para fora do muro e ele voltou para dentro com algo parecido com arma de fogo. Houve o estouro muito semelhante a disparo de arma de fogo. Falei: 'é tiro'. E aí revidei", afirmou Araújo Souza, à TV Globo.


Escola municipal de São Bernardo do Campo registra invasão — Foto: TV Globo


O agente não soube dizer se o tiro atingiu um dos invasores. Contudo, após o disparo, os quatro homens fugiram.


O comandante da GCM, Claros César, afirma que o agente foi cauteloso durante a abordagem.


"Como é o protocolo da GCM numa ação como essa que aconteceu ontem, dentro de uma escola com crianças, na guarda com crianças com armas de fogo? O GCM foi cauteloso. Ele foi acionado pelas professoras que estavam lá e ele só reagiu por conta do barulho que ele ouviu. Ele passa por um treinamento no centro de formação em que os supervisores os orientam para agir de forma correta pra analisar com rapidez em casos assim", disse Carlos César.


A arma do guarda civil e um estojo foram apreendidos e vão ser periciados. Os invasores não foram localizados.


Muro onde homens pularam para invadir escola municipal de São Bernardo do Campo — Foto: TV Globo


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!