Páginas

quarta-feira, junho 28, 2023

Vítima de golpe do falso anúncio diz ter ficado 4 horas nas mãos dos bandidos

Uma das vítimas da quadrilha dos falsos anúncios de veículos afirma ter ficado 4 horas nas mãos dos bandidos. Nesta quarta-feira (28), a Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam 28 suspeitos do golpe.


Segundo as investigações, o bando anunciava carros no Marketplace do Facebook com preços ligeiramente abaixo dos de mercado. No entanto, a oferta era de mentira, e os interessados eram sequestrados tão logo chegavam ao local combinado — sempre em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.


“Eu estava com um rapaz, fomos parados por dois rapazes armados e levados para um beco no alto da favela. A gente apanhou e passou por vários sufocos”, narrou.



“Eu só pensava na minha filha, que estava com 6 meses, e eu tentando negociar com eles: ‘Cara, eu tenho uma filha, eu tenho uma filha!’, [e eles:] ‘Não, eu quero o dinheiro, eu quero o dinheiro!’”, lembrou.

“Eles conseguiram entrar em contato com a minha esposa para fazer um Pix para eles, num valor de R$ 10 mil. Só depois desse dinheiro, a gente conseguiu negociar para descer. Levaram outros pertences nossos, como aliança, cordão, celular, o dinheiro que estava no bolso”, detalhou.


Vítimas também relataram que os criminosos colocaram sacos plásticos em suas cabeças e foram sufocadas. Outras disseram ter sido agredidas com tijoladas.


Para que fossem liberados, os compradores precisavam fazer transferências bancárias por Pix, pagamentos por cartão e empréstimos pré-aprovados. Depois que o limite era estourado, os bandidos passavam a fazer chamadas de vídeo com parentes exigindo ainda mais dinheiro.


Perfis usados para o golpe do falso anúncio — Foto: Reprodução/TV Globo


Quadrilha identificada

As vítimas eram de diferentes cidades do RJ e levadas sempre para Belford Roxo. A polícia identificou pelo menos 35 boletins de ocorrência descrevendo a organização criminosa. O prejuízo estimado é de R$ 600 mil.


Um deles teve grande repercussão: no ano passado, 5 homens foram presos suspeitos de roubar e torturar 3 paquistaneses.


Os investigadores vasculharam as redes sociais e encontraram vários anúncios falsos de carros populares. Na sequência, identificaram dezenas de transferências, com diferentes valores. E assim chegaram aos 5 núcleos dentro da organização criminosa.


Anunciantes: responsáveis pelas publicações falsas de venda de carros;

Braço armado: formado pelos bandidos que rendiam as vítimas e as levavam para dentro da comunidade;

Operadores: responsáveis por levar as maquininhas até o cativeiro;

Beneficiários de Pix: recebiam o dinheiro das transferências;

Receptadores: revendiam os aparelhos celular e os objetos roubados das vítimas.

O que diz o Facebook

A Meta, controladora do Facebook, enviou a seguinte nota:


“Não permitimos atividades fraudulentas ou quaisquer atividades que violem nossos Padrões da Comunidade ou de Publicidade.


Gostaria de salientar, ainda, que temos ferramentas úteis que podem ser acessadas caso as pessoas tenham dúvidas sobre anúncios, Perfis ou Páginas que pareçam ser falsos. Um desses recursos é a Central de Ajuda do Facebook e do Instagram, que fornecem uma série de dicas sobre como identificar algumas das atividades impróprias mais comuns na internet e o que fazer nessas situações.



Além disso, recomendamos que as pessoas denunciem perfis e anúncios que acreditem que possam violar nossas políticas. Compartilho contigo, abaixo, um passo a passo de como denunciar conteúdos suspeitos no Facebook.


Denunciar conteúdos suspeitos


Para denunciar uma publicação no Facebook:


Toque em "..." na área da publicação

Clique em Denunciar publicação ou Denunciar foto

Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções na tela

Para denunciar um Perfil ou uma Página no Facebook:


Vá para o Perfil ou a Página que deseja denunciar

Toque em "..." na área do perfil e selecione Denunciar

Siga as instruções na tela”


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!