A cidade menos populosa do país, Serra da Saudade, em Minas Gerais, não tem registros de homicídios há mais de cinco décadas. A informação é da prefeitura e do comando do pelotão da Polícia Militar (PM) responsável por quatro cidades da região, incluindo Serra da Saudade.
"Não podemos dizer que a criminalidade é zero, mas os índices são realmente muito baixos. Comenta-se que o último homicídio ocorreu há 56 anos", contou o tenente da Polícia Militar (PM), Fabrício Silva.
O dado também foi confirmado pelo prefeito Alaor Machado, que conhece muito bem a cidade, afinal ele está à frente do cargo pelo quinto mandato.
"É muito importante carregarmos essa marca que é a segurança de Serra da Saudade. Estamos mesmo há mais de 50 anos sem nenhum crime de homicídio e isso muito nos orgulha".
Ainda segundo o tenente, roubos e furtos também não são tão comuns na cidade, que tem 833 habitantes, conforme o Censo 2022, divulgado nesta quarta-feira (28).
"No ano passado, foram dois furtos registrados, enquanto este ano tivemos um furto de celular em uma festa, mas recuperamos o aparelho. Não há registro de roubos há anos também", completou o tenente Fabrício Silva.
Segurança
Os poucos habitantes na cidade garantem maior controle da Polícia Militar (PM), que tem um destacamento na cidade, onde atua quatro militares. Qualquer pessoa que chega na cidade em um veículo diferente passa por uma abordagem rotineira.
"A medida é mesmo para garantir que a cidade siga tranquila como sempre foi. Qualquer pessoa diferente que chega, abordamos gentilmente para saber o motivo da visita", finaliza Silva
Para os moradores, o município é acolhedor e o melhor lugar para se morar.
"Tudo de bom. Tem 36 anos que eu moro aqui, desde que nasci. Todo mundo conhece todo mundo. As pessoas se ajudam. Aqui é um lugar tranquilo, sem drogas e sem muita violência", contou Raither Lucio Ribeiro, de 36 anos, nascido e criado no município.
Outras curiosidades da cidade menos populosa do país
A foto abaixo mostra uma reunião de 30 pessoas da família Araújo, mas, ao todo, são 42 integrantes dela que moram em Serra da Saudade. O número corresponde a quase 5% dos habitantes contabilizados pelo Censo 2022.
A professora Ediléia Araújo, 52 anos, contou que o número de familiares poderia ser ainda maior: 77. No entanto, muita gente se mudou, nunca morou na cidade e outros já faleceram.
Quando a cidade faz aniversário, a festa é grande e o bolo também. O "bolão" é suficiente para todos os convidados.
"É um bolo enorme que chega em uma van no dia da festa, comemorada no dia 1º de março. Somos unidos como uma família e, por isso, todos são convidados. Só não come um pedação de bolo quem não quer, de fato", contou a diretora de Cultura, Educação, Lazer e Turismo, Gislaine Gonçalves.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!