quinta-feira, junho 01, 2023

Jeff Machado — Foto: Reprodução/Redes sociais

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP), comunicou na tarde desta quinta-feira (1º) que precisou adiar o início das inscrições para o vestibular 2024.


ITA em São José dos Campos. — Foto: Foto: Carlos Santos/G1


Inicialmente, o ITA divulgou que as inscrições seriam abertas nesta quinta-feira (1º), mas o instituto voltou atrás e comunicou que houve uma mudança. Agora, as inscrições serão abertas somente na sexta-feira (2).


Questionado pela reportagem, o ITA não deu detalhes sobre o motivo do adiamento, apenas informou que teve um problema com a homologação de um documento e que por isso houve a necessidade do adiamento de um dia.



Agora, com a nova data, as inscrições vão terminar um dia depois do previsto, encerrando dia 16 de julho.


Vestibular

O ITA manteve o número de 150 vagas para os seis cursos de engenharia e pelo segundo ano, a instituição possibilitou o acesso de pessoas com deficiência. Anteriormente os candidatos com deficiência eram eliminados do processo seletivo devido às condições de saúde.


Com a mudança, os candidatos com deficiência que forem aprovados no processo seletivo terão acesso ao curso, com educação completa oferecida na instituição.


Em ambos os casos há 20% cotas para candidatos negros. É necessário que o candidato se autodeclare negro ou pardo no ato de inscrição, para acessar o sistema de cotas.


Os interessados têm até 16 de julho para se inscrever e a taxa é de R$ 195. São 114 vagas voltadas para candidatos que queiram atuar como civis e 36 voltadas à carreira militar.


Os cursos disponíveis são: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.


O acesso ao edital e às inscrições pode ser feito no site do ITA.


Provas e cronograma

As duas primeiras fases compreendem os Exames de Escolaridade, a primeira fase do vestibular acontece em 8 de outubro de 2023.



Serão 12 questões objetivas de matemática, física, química, português, inglês. Para ser aprovado o candidato tem que acertar 5 ou mais questões em cada disciplina e média de 50% no geral. Para ser classificado tem que ficar entre os 700 primeiros aprovados.


A segunda fase acontece entre os dias 7 e 8 de novembro. A prova conta com 10 questões discursivas de cada disciplina entre matemática, física, química e redação.


No primeiro dia será matemática e química, já no segundo dia o estudante terá física e redação. Para ser aprovado o aluno tem que tirar 4,0 ou mais por disciplina e média 5,0 ou mais.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!