A estreia do tradicional espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró reuniu cerca de 3 mil pessoas na estreia na noite de quarta-feira (7), de acordo com a organização.
O espetáculo reconta a história da expulsão do bando do cangaceiro Lampião há quase um século na cidade e chegou à sua 21ª edição neste ano.
O espetáculo é apresentado no adro da Capela de São Vicente, no centro da cidade, exatamente onde, no alto da torre, os mossoroenses fizeram uma emboscada para expulsar o bando de Lampião em 1927. A capela é também chamada de Igreja de Lampião.
Quem participa desde a primeira apresentação do espetáculo, em 2002, é o ator Renilson Fonseca, que neste ano viveu na peça o então prefeito da cidade Renilson Fonseca.
"Quando me chamaram para fazer o prefeito, eu só imaginava a força, a resistência, a garra do mossoroense. Porque em 1927 o grande terror era o lampião e ele conseguiu armar a cidade para expulsar lampião", disse.
"Eu trabalhei bastante para ter a oportunidade de chegar a isso e a sensação que eu estou sentindo e acredito que até o fim da temporada vai ser de satisfação".
Mossoró tem uma localização geógrafica muito boa. ela fica entre duas capitais e ao mesmo tempo entre o mar e o sertão e todos esses produtos vinham aqui pra mossoró; na epoca tinha um porto franco, onde chegavam navios do mundo todo.
O espetáculo neste ano conta com 80 pessoas, entre atores, bailarinos, equipes de maquiagem, figurino e coreografia.
Neste ano, o Chuva de Bala tem direção geral de Leonardo Wagner, assistência de produção do cineasta Plínio Sá e coreografia de Roberta Schumara.
"Existe um texto brilhantemente escrito por Tarcísio Gurgel, mas a gente precisa dar um pouco do nosso tempero, da nossa forma de ver a arte, da nossa essência e é isso que a complementa o que a gente chama de adaptação roterística", disse o diretor Leonardo Wagner.
As apresentações acontecem ainda nos dias 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23 de junho.
História
A história contada e recontada pelo Chuva de Bala ressalta o heroísmo de líderes da cidade e da população que expulsou o bando de Lampião em uma batalha histórica, no dia 13 de junho de 1927.
Lampião era o cangaceiro mais temido do Nordeste. O bando de Virgulino Ferreira resolveu invadir a cidade de Mossoró, mas cidade soube da possível invasão e o prefeito na época, Rodolfo Fernandes, montou trincheiras para defesa.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!