O natalense deverá gastar em média R$ 146,81 na compra de presentes para o Dia das Mães em 2023. Isso é o que aponta uma pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto Fecomércio RN, divulgada nesta quinta-feira (4).
O valor médio é um pouco menor que em 2022, quando o ticket médio ficou em R$ 151,41, porém maior que o de 2021, quando foi de R$ 116,36.
Considerado como segunda melhor data do ano para o comércio varejista, e comemorado sempre no segundo domingo de maio, no próximo dia 14, o Dia das Mães deverá movimentar pelo menos R$ 104 milhões em Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do estado.
Segundo a Fecomércio, o levantamento apontou uma injeção de cerca de R$ 90 milhões no comércio de Natal e de R$ 14 milhões em Mossoró, em 2023.
Na capital potiguar, o levantamento apurou que 79,2% dos consumidores entrevistados pretendem ir às compras no Dia das Mães deste ano - um índice superior ao registrado no ano passado, quando 61% tinham intenção de presentear na data comemorativa.
A pesquisa apurou que a intenção de compra é maior do que a média geral entre os homens (82%) e pessoas da faixa etária entre 16 e 24 anos (84,2%).
Entre os itens de preferência apontados pelos entrevistados, o principal é vestuário, com 32,2% das intenções de compra. Perfumes e cosméticos corresponderam a 30,1%, seguido de calçados ou bolsas (13,7%) e eletrodomésticos (9,5%).
Outros 3,8% deverão presentear com acessórios ou joias. Também foram mencionados outros itens como flores (1,9%), artigos de decoração (1,9%), celulares ou eletrônicos (1,7%), alimentos/chocolates (1,3%), entre outros. Os indecisos são 16,4%.
Os principais fatores que determinarão a escolha do item serão as ofertas e promoções, segundo 44% dos entrevistados.
Quanto à modalidade de pagamento, 53,8% informaram que darão preferência para o cartão de crédito ou débito, enquanto 33,7% devem pagar à vista em dinheiro e 10,5% pretendem utilizar o PIX. A maioria dos entrevistados (72,1%) também afirmou que vai pesquisar os valores dos produtos das compras.
Para os natalenses que vão às compras, 40,5% pretendem adquirir o item em lojas de shoppings. Comércio de rua é a opção para 34,2%, enquanto internet ou loja virtual ficou com 16,2%.
Em relação às comemorações, 36,6% revelaram que irão celebrar com almoço ou jantar em casa; 11,9% vão para almoço ou jantar na casa de familiares; 7,7% irão em busca de bares e restaurantes; e 2,8% em outros lugares. Cerca de 41,1% disseram que não haverá comemorações.
Mossoró
Os dados de Mossoró mostram que 60,6% dos consumidores planejam ir às compras no Dia das Mães. O percentual este ano é 3,7 pontos superior ao registrado no ano passado, quando 56,9% dos consumidores mossoroenses pretendiam presentear na data comemorativa.
Sobre os gastos, a pesquisa revelou que os entrevistados devem gastar em média R$ 123,03, ou seja, 1,5% a mais do que o computado em 2022. Estratificando o tíquete médio, percebeu-se que os homens (R$ 134,50) revelam uma disposição a pagar preços mais elevados do que as mulheres (R$ 111,85).
Os perfis mais propensos às compras para a data são de homens (66,2%); pessoas da faixa etária de 16 a 24 anos (80,8%); indivíduos com nível superior ou pós-graduação (73%) e renda familiar entre 6 e 10 salários-mínimos (85%).
Perfumes/cosméticos aparecem como principais itens de presentes, sendo a opção de 28,1% dos respondentes da pesquisa. Em segundo lugar vem vestuário (26,4%), calçados/bolsas (12,9%) e eletrodomésticos (7,6%). Além disso, foram citados celular e eletrônicos (5,0%), joias (4,3%) e móveis (3,0%). Cerca de 26,4% dos entrevistados, no momento da pesquisa, ainda não tinham decidido o que comprar.
A maioria dos mossoroenses (62,1%) pretende fazer compras com cartão de crédito ou débito, enquanto 28,5% planejam usar dinheiro. Já 6,4% devem efetuar a compra dos presentes usando o PIX.
A pesquisa da Fecomércio RN constatou que 53,1% dos entrevistados devem procurar lojas do comércio de rua, ao passo que 27,7% disseram que desejam comprar em estabelecimentos de shopping da cidade. Outros 8,9% relataram que vão comprar pela internet e 6,6% de revendedores.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!