quinta-feira, maio 11, 2023

Lojistas do RN esperam aquecimento de vendas com o Dia das Mães

O Dia das Mães é marcado pela procura dos filhos por um presente ideal e também pela expectativa de comerciantes de diferentes segmentos em expandir suas vendas. Para este ano, o otimismo se faz presente. Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomercio RN), 79,2% dos consumidores natalenses pretendem ir às compras para este Dia das Mães. O índice é superior ao registrado no ano passado, quando 61% tinham intenção de presentear nesta data comemorativa. Em 2021, o percentual foi de 59,4%; em 2020 (ano mais atingido pela pandemia da covid-19) de 46,9%. A projeção, para este ano, é de uma injeção de cerca de R$ 90 milhões no comércio natalense.


Magnus Nascimento
CDL projeta um gasto médio pelo consumidor, na capital potiguar, de R$ 258 para o Dia das Mães


Ainda segundo o levantamento da Fecomércio, os itens preferidos dos natalenses serão vestuário, com 32,2% das intenções de compra. Perfumes e cosméticos corresponderam a 30,1% dos presentes, além de calçados ou bolsas (13,7%) e eletrodomésticos (9,5%). Outros 3,8% vão presentear com acessórios ou joias. Para 44%, as promoções e ofertas vão determinar a escolha do item de compra. 


O aquecimento de vendas beneficia comércios de diferentes segmentos. No Alecrim, a supervisora de vendas da loja de vestuário Outtlet, Barbara Ayumi, afirma que o número de consumidores cresceu no estabelecimento nesta semana. Além dos filhos que buscam um presente, há também comerciantes de lojas menores, que buscam produtos para revenda. "As datas comemorativas sempre trazem aquela esperança de que as vendas irão aumentar. Já temos a procura de mães e filhos, mas as vendas devem crescer próximo ao domingo, já que a maioria acaba deixando as vendas para última hora", disse.


Segundo Barbara, blusas são as peças de roupas mais procuradas pelos filhos que querem presentear suas mães. Entre os consumidores na loja, há também as mães que decidiram comprar um presente para si mesmas. "Nós estamos adquirindo roupas pensando nas mães que irão usá-las. Algumas usam coisas mais "senhora", mas há outras que se vestem de um jeito bem jovem", afirmou.


Na loja de tecnologia Magazine Luíza, a gerente Cleyciane Rodrigues relata que o movimento de consumidores está alto. "O mercado desse ano está surpreendendo. Há filhos que estão querendo presentear mães com uma geladeira ou uma máquina de lavar, por exemplo. Outros estão procurando presentes como um celular ou uma TV", disse ela.


Ela também acredita que as vendas desse ano irão superar as do ano passado. "Desde o início dessa semana, filhos  visitam a loja para comprar um presente para as mães. Aqui, a loja está cheia e o fluxo de consumidores é alto".


Nas ruas do Alecrim, a técnica de enfermagem Francielly Dantas conta que está a procura de roupas para presentear a mãe, Lúcia, que mora em São Paulo. Segundo ela, a data não passa esquecida, e Dona Lúcia sempre é presenteada com algo novo. "Se eu der a mesma coisa para ela, não tem graça. É bom fazer isso e ela gosta. É sempre uma surpresa para ela", disse.


A vendedora Silvana Kelly também aproveitará o Dia das Mães para presentear e rever a sua mãe, Maria, que vive em Guamaré, cidade da Costa Branca potiguar. Ela conta que, geralmente, apenas consegue ver a mãe durante as festas de fim de ano.  "A gente passa muito tempo sem se ver. É muito bom quando temos esses momentos. É uma data que precisamos estar próximos das nossas mães, porque nunca sabemos como será o dia de amanhã", comentou.


Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) José Lacerda, o Dia das Mães pode trazer a retomada de um bom fluxo econômico para as lojas e pontos comerciais em Natal, que foram impactados pela onda de ataques criminosos no território potiguar em março. "O comércio está apostando muito no dia das mães, fazendo ofertas e promoções. A gente tá acreditando que será um dia bom para o comércio", afirmou. 


Lacerda  também relatou que a diminuição dos consumidores ocorreu em abril, sendo o aumento do ICMS um dos responsáveis pelo cenário de queda."O aumento da alíquota de imposto também afetou o psicológico da população em abril. É como a gente costuma dizer: um avião não cai por um fator só. Há vários fatores que causaram a retração do comércio nesse período".  Sobre as vendas, o presidente da CDL afirmou que o ticket médio (média do valor que será gasto pelos consumidores) será de R$ 258. 


Para o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o Dia das Mães terá um saldo financeiro positivo, impulsionado pelo fluxo de consumidores. "A expectativa é muito boa para o Dia das Mães. Há um ciclo favorável dentro dessa dinâmica de datas comemorativas”, afirmou.


Fonte: Tribuna do Norte

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