A prefeitura de Caraúbas, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, decretou estado de calamidade pública por conta dos prejuízos e danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município neste fim de semana.
Pessoas ficaram desabrigadas por conta do acúmulo de água na cidade e um trecho da RN-117 também foi destruído pela força da água após transbordamento de um açude.
Segundo a prefeitura, em 24 horas houve acumulado de 128,1 milímetros de chuva em Caraúbas entre sábado e domingo.
Representantes do município vistaram pontos críticos com uma equipe da Defesa Civil do Estado, que chegou a Caraúbas na manhã desta segunda-feira (10). As medidas emergencias foram discutidas durante esse encontro, assim como a elaboração do decreto de calamidade pública.
"Após a forte chuva que caíu no sábado, entramos em contato com a governadora Fátima Bezerra, que enviou os agentes da Desa Civil para uma avaliação emergencial e viabilização das primeiras providências", explicou o prefeito Juninho Alves (PSDB).
Na reunião, Defesa Civil e município definiram os rumos da operação de combate aos problemas causados pelas chuvas, visitaram pontos afetados pelas enchentes e, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, foi solicitado um mapeamento de áreas e pessoas afetadas.
"Como se trata de uma situação de calamidade pública todo processo de captação de recursos, tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual, corre com bastante celeridade e, se Deus quiser, os benefícios irão chegar com mais brevidade para quem precisa", falou o prefeito.
Chuvas no RN
O Rio Grande do Norte viveu na última semana um período de chuvas intensas, com alertas sequenciais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para praticamente todo o estado, prevendo chuvas de até 100 milímetros por dia. O aviso mais recente - que vale até terça-feira - prevê chuvas de até 50 milímetros por dia em 76 cidades, entre elas Caraúbas.
O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontou que o estado terá mais uma semana de chuvas e pediu cuidado à população quanto ao uso de açudes, rios e barragens neste período, já que esses espaços são comumente usados como lazer pela população.
Em Apodi, a Defesa Civil municipal pediu a retirada de idosos, grávidas e crianças das áreas de risco por causa da sangria no açude.
Em Pendências, um trecho de uma estrada que liga a cidade aos municípios da Região da Costa Branca também se rompeu devido à cheia do Rio Piranhas-Açu.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!