Políticos e autoridades repercutiram o ataque a uma creche em Blumenau (SC), na manhã desta quarta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, um homem de 25 anos invadiu a instituição com uma machadinha e matou quatro crianças. Em seguida, se entregou à PM.
O ataque ocorreu menos de dez dias depois de outro atentado, em São Paulo (SP), quando um adolescente de 13 anos matou uma professora com golpes de faca e deixou outras quatro pessoas feridas.
Veja a repercussão política do ataque:
Lula, presidente da República
"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.
Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse."
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
"Recebi com angústia e preocupação, as notícias que chegam de SC sobre o ataque à creche Bom Pastor em Blumenau. Manifesto minhas condolências aos pais pela inimaginável dor da perda de seus filhos, bem como minha solidariedade à comunidade escolar e à sociedade Blumenauense.
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
"Repugnante, deplorável e injustificável o ataque a creche de SC que vitimou crianças indefesas. Minha solidariedade às famílias e que o assassino seja punido com o rigor da lei. Não podemos aplicar atenuantes jurídicos para crimes hediondos.
No que for preciso, a sociedade terá o meu apoio para endurecer as medidas punitivas aos que atentam contra a vida."
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado
"Ataque covarde a uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças e ainda deixou feridos. Meus sentimentos aos familiares das vítimas, e minha solidariedade ao povo catarinense, diante de tamanha perplexidade. Enalteço a pronta ação da professora que protegeu vidas de inocentes. Que o caso receba o máximo rigor da lei. Precisamos acabar com esse ambiente de violência no país."
Camilo Santana, ministro da Educação
"Recebemos chocados a informação do ataque a uma creche em Santa Catarina, vitimando crianças indefesas e provocando uma dor imensurável às famílias e angústia à população. Minha solidariedade a todos diante dessa tragédia, que comove o país. Entrei em contato com o governador Jorginho Mello e estamos acompanhando o caso."
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
"Que Deus conforte os familiares das vítimas do ataque brutal na creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau (SC), que a justiça dos homens seja feita de forma implacável diante da certeza que as doces almas vitimadas serão recebidas pelos Anjos do Senhor!"
Jorginho Mello, governador de Santa Catarina
"É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos. Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. Também decretei luto oficial de três dias. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor."
Janja da Silva, primeira-dama do Brasil
"Acompanhando com muita angústia as notícias sobre o ataque a uma creche em Blumenau. Toda minha solidariedade e carinho neste momento difícil para as famílias e toda a população da cidade."
Augusto Aras, procurador-geral da República
Em nota, o chefe da Procuradoria-Geral da República lamentou e prestou solidariedade às famílias das vítimas, à comunidade escolar e à população de Blumenau. O comunicado também diz que Aras conversou com o governador de Santa Catarina e colocou o Ministério Público à disposição para auxiliar nas investigações.
Paulo Pimenta, ministro da Comunicação Social
"Triste a cultura da violência que se espalhou pelo Brasil. Desta vez, atingiu uma creche e quatro crianças foram mortas e uma outra está em estado grave. O fato aconteceu no início desta manhã, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na creche Bom Pastor. As informações preliminares dão conta de que um homem invadiu a creche com uma machadinha. Após atacar as crianças teria se entregue a polícia. Nossa total solidariedade às famílias. Muita força neste momento. Isso tem que ter fim!"
Rui Costa, ministro da Casa Civil
"Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas e a toda a comunidade de Blumenau, após a monstruosidade ocorrida hoje na creche Cantinho Bom Pastor. Como pai e avô, peço a Deus que conforte os corações de todos neste momento de dor, após mais um caso de covardia e violência em escolas do país. O Brasil e o mundo precisam encarar com urgência e seriedade a questão da cultura do ódio e suas consequências na vida das pessoas. Basta de violência. Precisamos de mais família e paz para todos."
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos
"Um país que mata crianças é tudo, menos democrático; é tudo, menos decente. Estamos falhando miseravelmente com as crianças e adolescentes, com as pessoas que mais precisam de nós. Temos que admitir isso para podermos dar um passo à frente. Quero pedir desculpas por meio do Estado brasileiro a todos. A maneira como a sociedade e os governos, as entidades, as empresas, todos. Estamos permitindo que crianças sejam assassinadas, mas há outras formas de morte: temos permitido que crianças passem fome, temos permitido que crianças fiquem sem escola, temos permitidos que crianças fiquem nas ruas sem amparo, proteção, sem moradia"
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública
"Minha solidariedade profunda às famílias das vítimas dos crimes em Blumenau. Como pai, sinto a dor na alma, pois a conheço. Estarei com o presidente Lula daqui a pouco para o debate de medidas de apoio aos estados, municípios, escolas privadas e suas comunidades."
Margareth Menezes, ministra da Cultura
"Meu coração está em luto pelas crianças da creche Cantinho Bom Pastor assassinadas nesta manhã. Às famílias das vítimas, ofereço meus sentimentos e total solidariedade. Por nosso Brasil, torço para que a cultura da paz prevaleça."
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
"Toda minha solidariedade às famílias das vítimas e à comunidade em Blumenau neste trágico e triste atentado. Não podemos aceitar mais tanta barbaridade em nossa sociedade. Que a Justiça seja feita de forma exemplar para que casos assim não se repitam mais."
Cida Gonçalves, ministra das Mulheres
"Acompanho com tristeza profunda a notícia da invasão de uma creche em Blumenau/SC, que matou 4 crianças e deixou outra gravemente ferida, uma semana após a tragédia que vitimou uma professora em SP. Minha solidariedade a todas as famílias vítimas da cultura da violência e do ódio."
Luiz Marinho, ministro do Trabalho
"Meus sentimentos e preces para as famílias que perderam seus filho hoje em Blumenau. Crianças são seres inocentes e indefesas que necessitam de proteção e amor. Uma ato de violência, uma tragédia inaceitável!"
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
"Que tragédia! E mais uma vez, a violência ocorre em um ambiente escolar. Meus sinceros sentimentos e minha solidariedade a essas mães que perderam seus filhos pequenos hoje em Blumenau/SC. Não consigo sequer imaginar a dor dessa terrível e trágica perda. Cada vez mais, se fazem necessárias medidas de segurança em escolas e creches do Brasil para prevenir que tragédias como estas não ocorram mais. Punição severa ao assassino!"
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
"Toda solidariedade às vítimas e familiares da atrocidade ocorrida em Blumenau."
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais
"Meu mais profundo pesar às famílias que perderam suas crianças de maneira tão brutal no atentado da creche Bom Pastor, em Blumenau. É estarrecedora tamanha covardia. Estendo minha solidariedade à toda a comunidade escolar."
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara
"O Brasil chora mais um atentado cruel contra uma creche, agora na cidade de Blumenau/SC. Quatro criançada perderam suas vidas nesse crime bárbaro. Minha total solidariedade às famílias nesse momento tão desolador."
Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso
"Mais um ataque, agora em uma creche em Santa Catarina, vitimando 4 crianças. Minha total solidariedade às famílias que sofrem a perda de seus filhos e netos. Precisamos, como sociedade, enfrentar as ideologias extremistas que se espalham perigosamente."
Tarcisio Gomes de Freitas, governador de São Paulo
"Gostaria de externar meu profundo pesar pela tragédia ocorrida em Blumenau, nesta manhã, e minha solidariedade às famílias e ao povo de Santa Catarina. Minhas orações neste momento de consternação e tristeza."
Caroline de Toni (PL-SC), deputada federal
"Uma tragédia ocorrida agora, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em SC. Impossível descrever a dor dos familiares dessas 4 crianças, vítimas desse ato brutal. Em oração por todos eles e, atenta aos desdobramentos do caso."
Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputada federal
"Que dor! Mais um ataque incompreensível de ódio e violência. Um homem invadiu uma creche em Blumenau, SC, com um machado e deixou quatro crianças mortas e outras feridas. Minha solidariedade aos familiares e a toda a comunidade escolar!"
Luiza Erundina (PSOL-SP), deputada federal
"Em Blumenau, no sul do país, mais um ataque, desta vez, contra uma creche. A PM informa que 4 crianças foram mortas e o assassino teria se apresentado às autoridades. Até quando vamos acompanhar esse tipo de acontecimento?"
Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal
"Meu coração está partido ao saber do ataque brutal contra crianças que ocorreu na creche Bom Pastor, de Blumenau. Minha solidariedade às famílias das vítimas, que estão enfrentando uma dor indescritível e imediata responsabilização para o autor deste crime cruel."
Evair de Melo (PP-ES), deputada federal
"Minha solidariedade às famílias das crianças que foram assassinadas na creche em Blumenau hoje (5/04) pela manhã. É uma covardia tudo que aconteceu! O criminoso já foi preso, mas, infelizmente, a dor e o luto dessas famílias serão eternos."
Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal
"Arrasada com a notícia do ataque à creche em Blumenau. Essa onda de ódio tem que ter fim."
Alencar Santana Braga (PT-SP), deputada federal
"Minha solidariedade às famílias das crianças vítimas do trágico ataque a uma creche em Blumenau, bem como ao povo de Santa Catarina como um todo, diante dessa terrível e chocante notícia."
Erika Kokay (PT-DF), deputada federal
"Tristeza e indignação profunda. Toda nossa solidariedade às famílias das quatro crianças assassinadas em Blumenau. A violência nas escolas precisa ser tratado com urgência e seriedade com todos os setores da sociedade. A brutalidade não pode destruir famílias, vidas e sonhos."
Zeca Dirceu (PT-PR), deputada federal
"Triste notícia da tragédia que aconteceu numa creche na cidade de Blumenau-SC. Um homem matou quatro crianças e feriu outras três. Que Deus conforte o coração das famílias e de toda comunidade neste momento de dor. Chega de violência nas escolas!"
Reginaldo Lopes (PT-MG), deputado federal
"Me solidarizo com as vítimas do ataque à creche em Blumenau (SC) onde 4 vidas foram tiradas. Precisamos discutir a segurança das crianças e jovens, e principalmente essa onda de violência nas escolas."
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!