Páginas

quinta-feira, fevereiro 09, 2023

Garoto sírio preso em escombros do terremoto bebe água em tampa de garrafa

Equipes de resgate de Istambul encontraram o pequeno refugiado sírio Muhammed Ahmed sob os escombros de um prédio na noite de terça-feira (7) em Hatay, no sul da Turquia.


No vídeo do resgate é possível ver o menino tomando água de uma tampa de garrafa antes de ser retirado dos destroços, quase 45 horas após o grande terremoto (veja no vídeo acima).


"Parabéns, Muhammed. Nossa equipe resgatou o sírio Muhammed Ahmed dos escombros em Antakya", escreveu o prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu, nas redes sociais.


Equipes de resgate oferecem água em tampa de garrafa para garoto sírio preso em escombros do terremoto na Turquia — Foto: Governo de Istambul/Divulgação via Reuters


O tremor de magnitude 7,8, que durou um minuto e meio foi seguido de mais de 90 réplicas, devastou a região central da Turquia e o norte da Síria na madrugada de segunda-feira (6). Mais de 19 mil pessoas morreram, milhares estão desaparecidos e mais de 50 mil ficaram feridos.


Outras histórias emocionantes do resgate



Um pai, sentado em uma cadeira, segurando a mão da filha adolescente, que não resistiu aos ferimentos e morreu sob os escombros. Uma família inteira salva com vida diante dos aplausos e da vibração de quem acompanhava o resgate. Uma bebê nascida sob os escombros, retirada com cordão umbilical de lá, ainda com vida, mas já sem sua mãe e seu pai, que morreram no local.



Estas são algumas das tantas histórias devastadoras, e outras de superação, na saga das equipes que tentam retirar pessoas dos escombros.


Os trabalhos de busca chegaram ao quarto dia, ainda com desafios enormes pela frente. O frio extremo e a quantidade de escombros — as áreas atingidas tinham muitos edifícios — complicam os trabalhos.


Tremor de magnitude 7,8 deixou mais de 5 mil mortos na Turquia e na Síria, na madrugada de 6 de fevereiro de 2023. No dia seguinte, milhares de pessoas ainda estavam desaparecidas.

Homem em meio a escombros após terremoto na Turquia — Foto: REUTERS/Sertac Kayar


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!