O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a assistir, na manhã desta quinta-feira (12), às imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto registradas no domingo (8), dia dos atos terroristas na Esplanada dos Ministérios.
Segundo o ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, essas imagens confirmariam a tese levantada por Lula de que houve "conivência" das forças de segurança pública e das guardas dos prédios com os atos golpistas que depredaram os prédios oficiais.
A cúpula do Palácio do Planalto avalia que pode ter havido falha (acidental ou proposital) no acionamento do Batalhão da Guarda Presidencial, responsável pela segurança de Lula e do prédio oficial da Presidência.
Segundo Pimenta, os guardas ficam de prontidão em uma área próxima ao Planalto e, se convocados, poderiam montar um cordão de bloqueio em menos de oito minutos.
Mais cedo, em um café com jornalistas, Lula disse estar "convencido" que portas do Planalto foram abertas para entrada de terroristas.
"Eu estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para que gente entrasse porque não tem porta quebrada. Significa que alguém facilitou a entrada deles aqui. Nós vamos com muita calma investigar e ver o que aconteceu de verdade", declarou Lula.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!