Páginas

segunda-feira, janeiro 16, 2023

Chefe da máfia mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido

A polícia da Itália prendeu nesta segunda-feira (16) o chefe da máfia mais buscado no país. Matteo Messina Denaro, acusado de ser um dos três principais líderes do grupo mafioso Cosa Nostra, estava foragido havia 30 anos e foi encontrado na região da Sicília.


O chefe da máfia italiana Matteo Messina Denaro dentro de viatura policial após ser preso na Sicília, em 16 de janeiro de 2023. — Foto: Carabinieri via Reuters


Denaro é acusado de ser responsável direta ou indiretamente por uma série de assassinatos ao longo da década de 1990. Ele enfrenta uma sentença de prisão perpétua por seu papel em ataques a bomba em Florença, Roma e Milão, que mataram dez pessoas.


O mafioso também é apontado pela promotoria italiana como o autor de dois atentados a bomba na Sicília, em 1992. As explosões mataram os principais promotores que investigavam a máfia à época: Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.



Denaro foi preso nesta manhã em uma clínica particular em Palermo, na capital da Sicília, de acordo com a divisão de operações especiais que deflagram a operação. Ele tentou fugir, mas acabou capturado.


Matto Messina Denaro é preso na Sicília após 30 anos foragido — Foto: Carabinieri Military Police/via Reuters


Segundo a polícia, mesmo escondido, ele ainda conseguia comandar a Cosa Nostra na região de Trapani, na Sicília.


A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, elogiou a prisão, que classificou como "uma grande vitória para o Estado, que mostra que nunca desiste diante da máfia".


Messina Denaro era considerado foragido desde 1993, quando o então chefe da Cosa Nostra, Totò Riina, foi preso.


Os dois e Bernardo Provenzano são considerados os principais chefes do Cosa Nostra. Todos foram presos na Sicília após anos foragidos.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!