"Me atolei. Estou falida, negativada, minha vida está um caos. Não tenho nem o que comer, para falar a verdade. Sou aposentada e, infelizmente, caí nesse golpe."
O relato acima é de uma mulher de Ribeirão Preto (SP) que foi vítima de um estelionatário que se passa pelo ator sul-coreano Park Bo-gum para enganar as pessoas e arrancar dinheiro delas. Ao g1, sem se identificar, ela relatou ter sofrido ameaças do golpista e ficado endividada ao perder aproximadamente R$ 40 mil. (Veja abaixo prints das ameaças).
O caso levou o Consulado-Geral da Coreia do Sul em São Paulo (SP) a emitir um alerta sobre crimes de extorsão praticados pelo administrador do falso perfil. De acordo com o órgão, ao menos sete pessoas já relataram ter sido vítimas do mesmo golpe desde julho deste ano.
Entre elas está a mulher de Ribeirão Preto, que afirma ser fã da cultura sul-coreana. A vítima explica que tudo começou em janeiro deste ano, quando aceitou a solicitação de um perfil falso do ator nas redes sociais e trocou mensagens com o golpista acreditando estar falando com o próprio artista.
Mulher de Ribeirão Preto foi vítima do golpe — Foto: Reprodução/EPTV
Logo no começo da conversa, ele pediu à mulher para que as mensagens passassem a ser enviadas por e-mail.
Depois, segundo ela, o criminoso alegou que queria vir ao Brasil para conhecer a fã, mas que, para isso, precisaria pagar uma multa contratual à empresa que o agenciava. Sob a promessa de receber o dinheiro de volta, a vítima fez financiamentos para arcar com o valor.
"Ele começou a falar que queria vir para o Brasil para me conhecer, daí ele enviou o e-mail da [nome da agência]. Eu mandei o e-mail para eles [agência], daí foi onde começaram as cobranças. Sei que, nessa 'brincadeira', perdi quase R$ 40 mil", relata.
Perfil falso de ator sul-coreano, administrado por golpista, envia mensagens em português para vítima em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução
Prints mostram ameaças
A aposentada lembra que, durante as conversas, o golpista exigia que o valor fosse pago e a ameaçava dizendo que, caso isso não acontecesse, iria expor fotos íntimas dela.
A mulher afirma também que chegou a bloquear o golpista quando percebeu que tinha caído na armação, mas que o criminoso criou outras contas de e-mail, inclusive usando o nome dela.
A reportagem teve acesso a prints das conversas, que ocorriam sempre através do espaço destinado ao assunto do e-mail. Em um dos prints, o criminoso afirma que vai fazer a mulher chorar.
"Eu vou fazer você chorar porque eu vou fazer você se tornar uma pedra rejeitada em sua área porque você merece", diz a mensagem.
Print mostra ameaça de golpista a mulher de Ribeirão Preto, SP — Foto: Arquivo pessoal
Em um outro momento, o golpista diz que é de fato o artista e que a mulher "vai se arrepender" por não acreditar nele.
"Eu sou 100% real, não é falso, mas você nunca acreditou. Você sempre pensa que sou um golpista, mas eu não sou, você definitivamente vai se arrepender quando você finalmente souber que eu sou real Park Bo-gum de carne e osso."
Em mensagem, homem afirma a vítima de golpe que ela vai se arrepender por não acreditar nele — Foto: Arquivo pessoal
Medidas adotadas pelo consulado
Em nota divulgada nesta terça-feira, o consulado sul-coreano listou as medidas que vem tomando para que o golpista seja identificado e evitar que ele faça outras vítimas.
Comunicação sobre essa modalidade de golpe às autoridades policiais (Federal e Civil) em âmbito nacional;
Caso haja evidências de que o golpe esteja sendo aplicado por criminosos da Coreia do Sul, solicitará a instauração de inquérito policial no país;
Comunicação em massa a todos os fãs da cultura coreana (filmes, novelas, seriados e do K-POP), através de influenciadores digitais;
Segue avaliando outras medidas a serem tomadas.
Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado informou que não encontrou registros de ocorrências dessa natureza na Polícia Civil.
Cuidados
Na mesma nota, o consulado também aponta uma série de dicas de prevenção contra golpes como esse. Veja abaixo:
Brasil e Coreia do Sul fazem parte do acordo internacional de isenção de visto de turista. Logo, não há cobrança de valores a serem pagos na imigração no momento de sua chegada, salvo tributações de mercadorias consideradas para fins de comércio;
Não realize pagamentos ou transferências sem pesquisar antes. Agências coreanas não fazem esse tipo de exigências, muito menos os artistas por elas agenciados;
Verifique se o perfil do artista é oficial;
Verifique se a pessoa que acabou de conhecer é realmente quem diz ser. Os criminosos têm usado fotos retiradas de perfis verdadeiros, cujos donos nem imaginam que suas imagens estão sendo usadas para atrair e fazer vítimas;
Se for vítima de golpe, junte todas as evidências e procure a autoridade policial para registrar o Boletim de Ocorrência e requerer a instauração do Inquérito Policial;
Não se aventure em querer extrair informações dos criminosos. Procure a autoridade policial.
"Por fim, o Consulado Geral da República da Coreia agradece todo o carinho do povo brasileiro com a cultura coreana e assegura que não medirá esforços para que esses golpes não façam mais vítimas", completa.
Prédio do Consulado da Coreia do Sul em São Paulo (SP) — Foto: Divulgação/Site oficial
Fonte: g1