O setor de serviços caiu 0,6% em outubro na comparação de setembro, segundo dados do IBGE. O resultado interrompe cinco meses seguidos de crescimento e, entre os setores afetados, está o do transporte aéreo.
O Jornal Hoje mostrou que passageiros relatam alta no preço das passagens, o que desestimula a compra. Ao todo, viajar de avião ficou quase 30% mais caro em outubro.
"Eu pesquisei agora nas minhas férias para ir para a Bahia. Paguei R$ 1.500. Com esse dinheiro eu ia para a Disney", disse o economista Bruno Vieira.
Esse foi um dos motivos, inclusive, da queda de 10% no setor. O transporte em geral, tanto de passageiro (-5,5%), como o de cargas (-2%), recuaram no mês.
O setor do turismo vem se recuperando com força desde que a pandemia deu uma trégua, mas ainda não voltou com tudo. As atividades turísticas, que chegaram a crescer 3% no período de julho a setembro, recuaram quase tudo em outubro: 2,8%.
De acordo com o economista da FGV-IBRE Rodolpho Toble, parece ser uma acomodação. No entanto, diz ele, já começa a ligar o "sinal de alerta" porque há uma expectativa de desaceleração da economia.
Fonte: Jornal Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!