O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (19), em Portugal, que venceu as eleições deste ano, mas ainda é preciso derrotar o "radicalismo," a "ignorância" e o bolsonarismo".
Lula discursou durante um encontro com a comunidade brasileira no Instituto Universitário de Lisboa. O presidente eleito visitou Portugal na volta do Egito, onde participou da COP 27, a conferência da ONU para assuntos climáticos.
Nesta sexta (18), se reuniu com o primeiro-ministro do país, António Costa. O embarque de volta ao Brasil está previsto para este sábado.
"Eu nunca vi a esquerda praticar 10% da violência que a extrema direita está fazendo no Brasil. Nunca vi. Então, eu acho importante a gente ter em conta que a gente derrotou o Bolsonaro, a gente ganhou as eleições, mas o radicalismo, a ignorância e o bolsonarismo ainda estão vivos e nós precisamos derrotá-los", disse a uma plateia de apoiadores.
Lula estava acompanhado de sua companheira, Rosângela da Silva, a "Janja", e pelo ex-ministro Fernando Haddad.
Em sua fala, Lula afirmou que "não quer perseguição", não quer violência", mas um país que "viva de paz", e criticou o que chamou de "fábrica de fake news" promovida pela campanha do seu adversário, o atual presidente, Jair Bolsonaro, durante as eleições.
"Vocês sabem que as eleições não foram fáceis. Vocês sabem a fábrica de mentiras que foi montada desde eleições de 2018, e começou com o Trump nos estados unidos e se incrustou de boslonarismo aqui no Brsil nas costas dessa coisa chamada bolsonaro (...) Voces nao tem noção da fábrica de mentiras".
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!