A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), determinou nesta terça-feira (1º) que as forças de segurança do estado garantam o desbloqueio das vias públicas que estão sendo interditadas em protestos contra o resultado das urnas nas eleições presidenciais desde a segunda (31).
A determinação segue uma decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que reforçou que as polícias militares podem desobstruir inclusive as estradas federais bloqueadas no país e identificar, multar e prender os responsáveis pelos bloqueios.
"Seguindo decisão da Justiça, determinei que as forças de segurança pública do Estado garantissem o desbloqueio das vias públicas do RN. Coordenado pela Secretaria da Segurança Pública, o Gabinete de Gestão Integrada está reunido desde o início da manhã de hoje [terça-feira]", disse Fátima Bezerra no Twitter.
"Ressalto aqui o papel importantíssimo do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da PF, Advocacia Geral da União e da PRF que estão participando de todas as ações para garantir a defesa da Constituição Federal e da democracia em nosso estado e no país", concluiu.
No RN, a BR-101, na altura do município de Parnamirim, na Grande Natal, foi bloqueada nos dois sentidos às 23h30 de segunda (31) por pessoas que protestavam contra o resultado das eleições. Policiais rodoviários federais usaram bombas de efeito moral e spray de pimenta e liberaram totalmente o trecho por volta das 11h50 desta terça (1º).
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), coronel Francisco Araújo, essa desobstrução já contou com o apoio das forças de segurança do estado. O titular da pasta disse que desde as primeiras horas da manhã a secretaria implementou o Gabinete de Gestão Integrada para lidar com a situação.
"A finalidade dos orgãos de segurança pública foi apoiar a PRF, que apoiamos com o Corpo de Bombeiros e a PM lá na BR-101 e transcorreu tudo dentro da normalidade", disse.
Coronel Francisco Araújo reforçou ainda que "a PM está autorizada, através da decisão judicial, a atuar na BR, como apoiou agora pela manhã a PRF. E também nas vias urbanas, dentro das cidades. E vai apoiar, caso aconteça outro movimento, junto a superintendência de trânsito do município".
"A PM está apoiando as forças do município e as forças da união e o que for de competência da PM em qualquer ação dessa", reforçou.
O movimento registrado no RN se repete em outros estados do Brasil.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!