A três dias de começar a Copa do Mundo do Catar, a expectativa pelo maior torneio de futebol do planeta já toma conta do torcedor brasileiro. Como de costume, em dias de jogos da Seleção Brasileira as famílias e amigos se reúnem para assistir e torcer pelo time verde e amarelo. Levando isso em consideração, o comércio e repartições públicas terão funcionamento diferenciado para que as pessoas tenham tempo hábil para acompanhar as partidas.
Conforme definido entre os sindicatos patronal (Sindilojas) e dos trabalhadores do comércio varejista do Rio Grande do Norte, as lojas vão funcionar até uma hora antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Na primeira fase do torneio, a seleção joga na próxima quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia; no dia 28, às 13h, contra a Suíça; e no dia 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões.
No caso do comércio de rua, o funcionamento do estabelecimento vai ser encerrado no dia com uma hora de antecedência dos jogos. Para os shoppings, o expediente é facultativo durante as partidas e deve voltar até uma hora após o término dos confrontos.
Fã de futebol, o vendedor Taízio Varela, 38 anos, comemora a flexibilidade no horário de trabalho para poder assistir os confrontos do Brasil. Trabalhando em uma loja na zona Leste e morando na zona Norte de Natal, uma hora é o tempo necessário, segundo ele, para pegar a esposa e se reunir na casa da mãe com outros familiares.
"Eu sou aquele cara que é viciado em futebol. Vai ser ótimo, maravilhoso poder sair mais cedo. A expectativa é a melhor possível, eu acho que esse ano a Seleção está mais entrosada, vem uma moçada mais jovem, então eu estou bem otimista com a seleção", disse o vendedor.
Proprietário de uma loja de artigos em geral no bairro da Cidade Alta, José Daniel, 45 anos, afirmou que em dias de jogos do Brasil, o faturamento do estabelecimento cai. "Nesse período de Copa, eu creio que a gente tem uma perda de faturamento de uns 30%, porque vai fechar e não volta mais. Você perder duas, três horas de movimento durante os jogos é prejudicial", explicou.
Já Graça Rocha, 64 anos, que vende artigos de vestuário, diz que o fechamento mais cedo não deve afetar seu negócio. Como vende roupas de época, a da vez é a camisa da seleção, que toma conta da sua loja, e ela garante que está vendendo bem. "Eu acho que não atrapalha fechar mais cedo, porque se a gente fechar depois eu creio que não vai ter mais ninguém na rua", relatou.
Na reunião que definiu a flexibilidade do horário de expediente, também ficou estabelecido que as horas de trabalho não exercidas nos dias de jogos poderão ser compensadas em até 90 dias.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) está levantando como será o funcionamento dos shoppings da cidade e afirmou que deverá divulgar as informações em breve. O Natal Shopping, na zona Sul, terá funcionamento facultativo das lojas meia-hora antes e depois das partidas, com instalação de telão na praça de alimentação. No Midway Mall, na zona Leste, o expediente ficará facultativo em uma hora antes do início e depois do término do jogo.
Repartições públicas
O Ministério da Economia publicou na última sexta-feira (11) uma portaria que permite o encerramento do expediente das repartições públicas federais duas horas antes dos jogos do Brasil. As horas não trabalhadas pelos servidores deverão ser compensadas até maio do ano que vem.
Em Natal, a Prefeitura informou que está analisando o tema e que deverá ter uma definição até o fim de semana.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou saber a posição do Governo do Estado sobre o assunto, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!