Um áudio do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), enviado para um grupo de mensagens, insinua uma insatisfação de militares com atual momento político do país. Após a repercussão negativa da fala, ele divulgou nota para dizer que foi mal interpretado e que repudia manifestações golpistas e antidemocráticas.
No áudio, que acabou se tornando de conhecimento público, Nardes afirmou que há um "movimento muito forte nas casernas" e que deve ocorrer um "desenlace" nos próximos dias.
Ao se explicar, na nota, Nardes afirmou que se tratava de um áudio "despretensioso", enviado a amigos "apressadamente".
"O ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas", justificou o ministro.
Sugestão de afastamento
De acordo com o blog da Andreia Sadi, o áudio de Nardes foi mal recebido dentro do TCU e começou a ser cobrado no tribunal e no Supremo Tribunal Federal (STF). Ministros sugerem o afastamento de Nardes.
No entorno do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, já há reação à fala de Nardes. A presidente do PT e integrante da transição de governo, Gleisi Hoffmann, disse que o áudio é grave.
"Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?", questionou Gleisi.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!