domingo, outubro 09, 2022

Pneu estoura e avião para rente a barranco do fim da pista do Aeroporto de Congonhas; voos estão suspensos

A pista principal do Aeroporto de Congonhas foi interditada por volta das 13h30 deste domingo (9) após o pneu do trem de pouso traseiro de uma aeronave de pequeno porte estourar durante o pouso. O avião ficou rente ao barranco no final da pista.


Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido. A aeronave transportava dois tripulantes e três passageiros e estava com a documentação regular.


Todas as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível, de acordo com a Infraero. A pista auxiliar do aeroporto está liberada para aviação executiva.


Com isso, os voos estão atrasados e o saguão do Aeroporto de Congonhas lotado. Até as 19h48, 34 voos foram cancelados na chegada a Congonhas e 37 na saída.


O Cenipa iniciou a investigação do acidente.


De acordo com a Infraero, não há previsão de liberação da pista. Informações iniciais indicam que não havia equipamento para remoção da aeronave. Questionada sobre a demora para a remoção, até as 19h45 não havia sido retirada, a Infraero respondeu que é necessária uma "prancha para remoção".


"As equipes técnicas sob responsabilidade da empresa proprietária da aeronave continuam trabalhando para a retirada do equipamento que teve os trens de pouso danificados, sendo necessária uma prancha para a remoção da aeronave.


Em paralelo, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão vinculado ao Comando da Aeronáutica, verifica as condições do local para apuração das causas do acidente. As investigações estão sendo conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Cenipa. A pista principal está interditada, já a auxiliar está liberada para aviação", diz a Infraero.



Áudio que circula em grupos de pilotos indica que o pneu estourou no momento do pouso porque houve uma tesoura de vento (mudança brusca de direção e velocidade do vento em uma curta distância, resultando em efeitos cortantes ou descendentes) e falha no freio.


Congonhas tem voos atrasados e fica lotado após pneu de avião estourar em pouso

Saguão do aeroporto de Congonhas neste domingo (9). — Foto: Reprodução/ GloboNews


Em nota, a Latam Airlines Brasil, informou "que em função de um incidente com uma aeronave de pequeno porte, que se encontra na pista no aguardo do reboque no aeroporto de São Paulo/Congonhas neste domingo (9/10), teve suas operações de pousos e decolagens impactadas. A empresa lamenta os possíveis transtornos que a situação possa ter ocasionado, esclarece que aguarda as operações serem normalizadas no aeroporto e reforça que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros. A empresa sugere que os passageiros busquem o status do voo em latam.com". (veja nota completa no final da reportagem)


A Azul informou que oito voos que tinham a capital paulista como origem ou destino foram cancelados. "O aeroporto permanece fechado e mais ajustes na malha poderão acontecer. A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação".(veja nota completa no final da reportagem)



Latam

"A LATAM Airlines Brasil informa que em função de um incidente com uma aeronave de pequeno porte, que se encontra na pista no aguardo do reboque no aeroporto de São Paulo/Congonhas neste domingo (9/10), teve suas operações de pousos e decolagens impactadas. A empresa lamenta os possíveis transtornos que a situação possa ter ocasionado, esclarece que aguarda as operações serem normalizadas no aeroporto e reforça que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros. A empresa sugere que os passageiros busquem o status do voo em latam.com.


Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas para este domingo (9/10) tem total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária em até 15 dias da data do seu voo original. Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).


Os clientes que tiveram voos cancelados ou atrasados em função dessa contingência, por sua vez, devem solicitar remarcação ou reembolso diretamente em Minhas Viagens também com a mesma flexibilização mencionada acima. Caso tenham dificuldades, os clientes devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)"



Azul

"A Azul informa que, por conta da interdição da pista do aeroporto de Congonhas por uma aeronave de pequeno porte, os voos AD4359 (Santos Dumont – Congonhas) e AD4293 (Confins – Congonhas) alternaram para o aeroporto de Guarulhos, e os voos AD4797 (Congonhas – Santos Dumont), AD4454 (Congonhas – Confins), AD4005 (Santos Dumont – Congonhas), AD4462 (Congonhas – Santos Dumont), AD4250 (Congonhas – Recife) e AD4201 (Recife – Congonhas) que tinham a capital paulista como origem ou destino foram cancelados. O aeroporto permanece fechado e mais ajustes na malha poderão acontecer. A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação".


Pneu que teria se soltado da aeronave. — Foto: Reprodução.

Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido. A aeronave transportava dois tripulantes e três passageiros. — Foto: Reprodução

Aeronave para no limite da pista de pouso em Congonhas, na Zona Sul de SP. — Foto: Reprodução/ redes sociais.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!