Uma coloração mais escura na cor do mar deixou em alerta banhistas, surfistas e pescadores da região metropolitana de Natal desde o último domingo (23).
Muitas pessoas acharam que as praias do Litoral Leste poderiam estar contaminadas com óleo, mas o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema) explica é que as manchas são reflexo da proliferação de microalgas.
Em Natal, um dos trechos com a água mais escura fica na Via Costeira. Mesmo do calçadão, é possível perceber a coloração diferente na água.
Segundo o biólogo do Idema Tiego Costa, que é gestor da área de proteção ambiental de Genipabu, o fenômeno foi causado pela proliferação de microalgas que, quando se acumulam na beira da praia, morrem, ficam esverdeadas e com mau cheiro.
Ainda de acordo com o especialista, essa proliferação é natural e depende de vários fatores ambientais e atmosféricos, como correntes marítimas e ventos.
Embora ele considere que o fenômeno não seja perigoso como um derramamento de óleo, as pessoas devem evitar tomar banho nos trechos mais afetados, porque podem ter irritação na pele.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!