Mais de dois meses após o início da campanha de vacinação contra a poliomielite, o Brasil segue com a mais baixa cobertura de imunização da doença em mais de quatro décadas.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças com menos de 5 anos. Mas, até agora, só 65% delas já tomaram as doses.
Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a situação é ainda mais preocupante. Nem a metade do público-alvo foi vacinada até agora. Só lá, são 160 mil crianças com a caderneta atrasada contra a poliomielite.
A prefeitura da cidade está fazendo até uma busca ativa. Agentes de saúde tão ligando para os pais e dando o alerta sobre a importância de levar os filhos até os postos de saúde.
A poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – é uma doença causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros.
O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989, há mais de 30 anos. Mas, segundo os especialistas, caso os índices de vacinação continuem baixos, existe um sério risco de a doença voltar a circular no país – o que seria um retrocesso gravíssimo.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!