A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (19) recomendando a aplicação da vacina contra Covid-19 para crianças com faixa etária entre 6 meses e 4 anos. Os imunizantes recomendados para esse público são Pfizer e Spikevax, já aprovados anteriormente para a imunização de adultos e crianças de 5 e 6 anos.
O comitê de medicamentos humanos da agência (CHMP) concluiu que os benefícios do Comirnaty e do Spikevax superam os riscos. A recomendação prevê que o imunizante da Pfizer deva ser aplicado em crianças de 6 meses a 4 anos e o Spikevax em crianças de 6 meses a 5 anos.
"As vacinas originalmente autorizadas, Comirnaty e Spikevax, são eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte associadas à COVID-19 e continuam a ser usadas nas campanhas de vacinação na UE, em particular para vacinações primárias. As autoridades nacionais dos Estados-Membros da UE determinarão quem deve ser vacinado e quando, tendo em conta fatores como as taxas de infeção e hospitalização, o risco para as populações vulneráveis, a cobertura vacinal e a disponibilidade da vacina", descreve o comunicado.
Agora a recomendação deve ser enviada à Comissão Europeia, que dará as decisões finais aplicáveis em todos os Estados-Membros da União Europeia.
No Brasil, a ANVISA aprovou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid para crianças entre 6 meses e 4 anos em setembro, depois de uma série de análise de dados e estudos clínicos conduzidos que indicam a segurança e eficácia do imunizante para esta faixa etária.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!