Um tubarão foi avistado próximo da faixa de areia na Praia da Picama em Balneário Barra do Sul, no Norte catarinense, na manhã de domingo (11). O animal, conhecido também como Anequim, leva o nome científico Isurus oxyrinchus, é considerado o tubarão mais rápido do mundo e é "bastante agressivo", segundo o oceanógrafo Jules Soto.
As imagens foram divulgadas pelas redes sociais e a veracidade confirmada pelo Corpo de Bombeiros da região. Segundo os socorristas, os guarda-vidas que estavam na praia ajudaram o animal a voltar para o fundo do mar.
Segundo Soto, que também é curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o animal visto nas imagens pode atingir até 60 quilômetros por hora no mar, enquanto os demais tubarões não passam dos 40 quilômetros por hora.
Nas imagens, analisadas pelo especialista, é possível verificar que o tubarão macho juvenil tenta voltar para o fundo do mar, mas é arrastado pelas ondas. Na vida adulta, atingem até 3,5 metros e podem pesar 500 quilos.
Segundo o oceanógrafo, apesar de ser considerado agressivo, ele não costuma ferir pessoas, pois é encontrado apenas em mar aberto, e não próximo da costa.
De acordo com Soto, apesar da proximidade com a faixa de areia, a orientação é que banhistas que avistarem animais marinhos nestas condições chamem o Corpo de Bombeiros
No caso do tubarão encontrado no domingo, por exemplo, o risco é ainda maior, já que ele "possui uma mordida lacerativa extremamente forte", explicou o professor.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!