A delegada Fabiana Rossi, que investiga a morte de Enrico Braga de Souza, de 1 ano e 7 meses, afirmou à TV Globo que câmaras de segurança do local apontam que o menino ficou caminhando sozinho, sem nenhuma supervisão das professoras, por 11 minutos no campo de futebol do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, no Sacomã, Zona Sul de São Paulo , onde foi encontrado morto.
Ainda segundo a delegada, os laudos periciais poderão mostrar quantos minutos Enrico ficou enforcado com a rede do gol.
A criança foi encontrada por uma professora que não lecionava para a turma dele. Até o momento, a delegacia já ouviu 9 funcionários, o que inclui cinco professoras que estavam no campo de futebol. Na próxima semana, devem ser ouvidos os pais da criança.
O 95º Distrito Policial, Heliópolis, abriu inquérito para investigar o caso. Ainda segundo a delegada, minutos antes da morte, diversos alunos participavam de uma atividade pedagógica no campo, eram no total, 35 crianças e 5 professoras no local.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura, a morte de Enrico Braga de Souza foi confirmada no segundo hospital para onde ele foi levado após ter uma parada cardiorrespiratória (leia notas completas abaixo).
A ocorrência foi registrada como morte suspeita a esclarecer. Também em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que abriu, em caráter prioritário, uma apuração para verificar as circunstâncias do caso.
O que diz a Prefeitura
Leia, abaixo, o comunicado da Prefeitura:
"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), informa que abriu, em caráter prioritário, uma apuração para verificar as circunstâncias da tragédia ocorrida no Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, onde infelizmente o aluno E.B.S faleceu em decorrência de um acidente no campo de futebol. Durante atividade pedagógica na manhã desta quarta-feira (31), cinco professoras acompanhavam as crianças no local e assim que foi identificada a situação, todas as medidas necessárias foram tomadas e a família, imediatamente contatada.
O CEU possui um brigadista capacitado em primeiros socorros que atendeu a criança, que foi levada até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Seckler. A diretora regional Marta Malheiros acompanhou a família no atendimento médico.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o aluno teve o óbito constatado na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sacomã na manhã desta quarta-feira (31). A criança foi atendida por uma equipe de urgência, que fez todos os procedimentos necessários para tentar reanimá-la de uma parada cardiorrespiratória, infelizmente sem êxito. O atendimento teve início na UBS Jardim Seckler, onde foram feitos os primeiros socorros, com tentativa de reanimação do paciente, e imediata transferência para a AMA Sacomã.
O secretário-adjunto da SME, Bruno Lopes Correia, esteve no local para acompanhar a situação e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento das Aprendizagens (Naapa), composto por psicólogos e psicopedagogos, foi acionado para prestar acolhimento aos funcionários e crianças da unidade escolar. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social esteve no local para apoio às famílias.
A partir das 18h30 desta quarta-feira, todas as atividades das unidades do CEU foram suspensas e retornarão na sexta-feira (2), com exceção do Centro de Educação Infantil (CEI) Meninos, que retomará as atividades na próxima segunda-feira (5).
A SME está consternada e lamenta profundamente o ocorrido. Foi registrado um Boletim de Ocorrência ainda ontem (31), e a unidade escolar está à disposição dos familiares para quaisquer esclarecimentos."
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!