A senadora Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência da República, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíba o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, de usar na campanha eleitoral imagens das viagens oficiais à Inglaterra e à Organização das Nações Unidas (ONU).
Bolsonaro esteve no último fim de semana em Londres (Inglaterra) para participar do funeral da rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos. Neste terça, o presidente esteve em Nova York (EUA), onde discursou na abertura da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
No pedido ao TSE, Soraya Thronicke argumenta que Bolsonaro esteve nas duas agendas internacionais na condição de representante do Brasil, não de candidato.
"Justamente por se tratar de eventos oficiais aos quais o representado [Bolsonaro] somente comparecerá na condição de representante do Brasil, as viagens serão totalmente financiadas com recursos públicos. Daí que, em se confirmando o uso eleitoreiro dos eventos, estar-se-á diante da clara situação de emprego de recursos patrimoniais públicos em benefício de sua candidatura, em flagrante abuso do poder econômico e político", argumentou a senadora.
Em Londres, por exemplo, Bolsonaro se encontrou com o rei Charles III e disse a apoiadores acreditar que vencerá no primeiro turno, embora apareça em segundo lugar em todas as pesquisas.
Já em Nova York, a uma plateia formada majoritariamente por chefes de Estado e diplomatas, Bolsonaro fez um balanço das ações de seu governo e criticou gestões petistas.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!