Uma empresa foi notificada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) após ser flagrada retirando areia de forma irregular das dunas de Pitangui, em Extremoz, na Grande Natal.
A areia estava sendo transportada para a Praia do Forte, em Natal, e parte do material chegou a ser descarregado em uma área onde deverá ser realizada uma competição de vôlei de praia.
"A equipe de fiscais identificou três caminhões-caçamba e uma retroescavadeira que estavam retirando o material e solicitou a paralisação imediata da retirada da areia e houve a apresentação do termo de notificação para o proprietário da empresa se apresentar ao Idema em um prazo de 48 horas. Caso ele não compareça, serão encaminhados os documentos para abertura de um auto de infração", afirmou o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt.
O local onde a areia foi descarregada pertence à prefeitura de Natal. No entanto, segundo a Secretaria de Infraestrutura, a área passou por limpeza e cedida pelo município e a responsabilidade sobre a preparação para o evento é da organização.
A Inter TV Cabugi procurou a Federação Estadual de Vôlei, que é uma das entidades responsáveis pelo evento esportivo. Em resposta a reportagem, Igor Dantas, diretor da federação, afirmou que a retirada é autorizada pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER)
"Apenas pagamos o transporte para a arena, evento completamente legalizado. A areia é colocada e o meio ambiente se encarrega de repor na natureza, como todos os anos acontece, sem nenhuma implicação ambiental. São 8 anos no mesmo local, sem nenhuma denúncia, nenhum problema", afirmou.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!