quinta-feira, agosto 18, 2022

Executivo de Trump se declara culpado de colaborar com fraude fiscal de 15 anos

Um executivo sênior de longa data da empresa familiar de Donald Trump se declarou culpado nesta quinta-feira por ajudar a arquitetar uma fraude fiscal de 15 anos, em um acordo que exigirá que ele deponha sobre as práticas comerciais da companhia.


Allen Howard Weisselberg, antigo executivo da Oranização Trump, sai da Suprema Corte em Nova York com seus advogados — Foto: REUTERS/Brendan McDermid


Allen Weisselberg, ex-diretor financeiro da Trump Organization, se declarou culpado de todas as 15 acusações que enfrentava em um tribunal estadual de Nova York em Manhattan perante o juiz Juan Merchan.


Embora Weisselberg, de 75 anos, não deva cooperar com os promotores de Manhattan em uma investigação maior sobre o próprio Trump, sua confissão provavelmente fortalecerá o caso contra a Trump Organization.


Página de mandado de busca à casa de Donald Trump divulgado nesta sexta-feira (12). — Foto: REUTERS/Jim Bourg


O julgamento está marcado para outubro, e a Trump Organization se declarou inocente. Donald Trump não foi acusado de irregularidades.


Em um comunicado, uma porta-voz da Trump Organization chamou Weisselberg de "homem bom e honrado" que foi "assediado, perseguido e ameaçado pela aplicação da lei, particularmente pela promotoria distrital de Manhattan, em sua busca sem fim e politicamente motivada para atingir o presidente Trump".


Os promotores acusaram a empresa e Weisselberg em julho de 2021 de esquema de fraude, fraude fiscal e falsificação de registros comerciais.


Foto de 11 de janeiro de 2017 mostra o então presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu filho Donald Trump Jr. (à direita), com o diretor financeiro da Trump Organization, Allen Weisselberg, ao fundo durante entrevista coletiva na Trump Tower, em Nova York — Foto: Evan Vucci/AP


Weisselberg foi acusado de ocultar e evitar impostos sobre 1,76 milhão de dólares em renda.


O acordo de confissão exige que Weisselberg cumpra cinco meses na prisão de Rikers Island, embora ele possa ser libertado após 100 dias.


A sentença proposta a Weisselberg também inclui cinco anos de liberdade condicional e exige que ele pague 1,99 milhão de dólares em impostos, multas e juros.


Ex-presidente americano, Donald Trump, lançando bonés para apoiadores em evento no estado do Wisconsin — Foto: Morry Gash/AP


Trump enfrenta muitas outras batalhas legais.


Na semana passada, agentes do FBI revistaram a casa do ex-presidente dos Estados Unidos em busca de documentos confidenciais e outros de seu período no cargo.


Fonte: Reuteres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!