Com o elevador da Maternidade Araken Irerê Pinto quebrado, uma mulher não conseguiu subir as escadas e deu à luz um bebê na entrada da unidade, em Natal. Após o parto, ela precisou subir as escadas amparada por profissionais de saúde para receber atendimento.
O caso aconteceu nesta quinta-feira (11) e foi registrado em vídeo por testemunhas. As imagens mostram a mulher subindo os degraus amparada pelos servidores da unidade.
Segundo servidores, a paciente foi encaminhada de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para a maternidade em avançado estágio do parto.
No local, no entanto, a mulher se deparou com o elevador quebrado e não tinha condições de subir pela escada. Ela teve o parto ainda no primeiro andar e, somente depois, foi auxiliada por profissionais de saúde que a ajudaram a subir a escadaria do prédio. Os partos normalmente ocorrem no segundo andar do prédio.
A maternidade está localizada em novo endereço, no bairro Petrópolis, Zona Leste de Natal, há dois meses, no prédio onde funcionava o Hospital Municipal.
Segundo servidores, a unidade já sofria problema com o elevador do prédio antigo, na avenida Rio Barbosa, em Tirol. O equipamento quebrava constantemente.
Tanto que a direção da unidade desenvolveu um protocolo padrão para que os enfermeiros e técnicos em enfermagem possa ajudar as mulheres em trabalho de parto a subir as escadas.
Apesar da situação registrada nesta quinta-feira (11), a mulher e o bebê, que nasceu saudável, passam bem.
Segundo a técnica de enfermagem Érica Galvão, que trabalha na unidade e atua o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, os servidores consideram o caso como uma violência obstétrica. Ela afirmou que a paciente já estava com oito centímetros de dilatação, quando chegou à unidade.
"Isso é uma violência obstétrica. Com certeza não foi o melhor momento da vida dela. Um momento que era para ser o mais bonito. Foi trágico, foi difícil, a mulher estava sentindo dor", declarou.
O vídeo, de acordo com a servidora, foi gravado por um cidadão que estava na maternidade.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde Natal disse que o elevador foi comprado recentemente deixou de funcionar no último sábado (6). Por estar na garantia, a assistência técnica da empresa foi acionada e ficou de consertar o elevador num prazo de 24h, o que não ocorreu. De acordo com a SMS, funcionários da empresa continuam no hospital maternidade tentando solucionar o problema.
"Mais uma vez existe a promessa que o elevador voltará a funcionar neste sábado", informou.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!