quarta-feira, agosto 31, 2022

Após ameaças de morte a estudantes, Instituto Federal de SP decide manter aulas suspensas até sexta-feira

A direção do Instituto Federal de Pirituba, na Zona Norte de São Paulo, decidiu manter as aulas suspensas até, pelo menos, sexta-feira (2). Cerca de 1.100 alunos estudam no campus em cursos técnicos de nível médio e superior.


Estudantes recebem ameaça após protesto no IFSP da Zona Norte de SP — Foto: Reprodução/TV Globo


A suspenção, que começou na segunda-feira (29), é relacionada a um e-mail om ameaças de morte a estudantes que protestaram contra casos de assédio no campus. Um boletim de ocorrência foi registrado.


O e-mail foi enviado no sábado (27) depois do protesto feito por um grupo de estudantes do ensino médio.


Na mensagem, o autor escreveu: “se vocês querem guerra, por isso que terão”. Ele ainda ameaçou principalmente as meninas dizendo para que elas "não tenham medo de assédio, mas sim, de perder a vida".



Ainda conforme a direção, foi solicitado que uma equipe da Polícia Militar fique na frente da instituição. Estão sendo feitas reuniões com pais e funcionários, e avaliações para como será feito o retorno dos estudantes.


Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que caso está sob investigação pelo 33º Distrito Policial (Pirituba).


"A autoridade policial se reuniu com dois diretores da instituição de ensino nesta terça-feira (30) para levantar mais detalhes sobre o ocorrido. As diligências estão em andamento para identificar as partes e encaminhar a ocorrência para a Vara da Infância e Juventude para providências cabíveis".


"A Polícia Militar esclarece que o policiamento no entorno da Instituição foi intensificado e está à disposição da comunidade acadêmica para dialogar a realização de estratégias de policiamento em horários de mais movimento".


Protesto no IFSP na Zona Norte de SP — Foto: Reprodução/TV Globo


Ameaças

Alunos dos cursos de graduação afirmam que estão chocados com o e-mail.


“É uma forma de retaliação que essas pessoas encontraram de tentar silenciar as vozes dessas vítimas que tão denunciando agora os casos de assédio”, afirmou Michel Conzfukuda.

A coordenadoria de apoio ao ensino afirma que recebeu neste ano duas denúncias e que os assediadores, que são estudantes menores de idade, sofreram sanções disciplinares.


Contudo, uma estudante afirma que, assim que as primeiras alunas denunciaram, outros casos de assédio apareceram. Ela diz que são, pelo menos, 23.


“É uma incerteza, realmente a gente está inseguro até de vir pro campus porque como você pode ver o campus é todo aberto, lá pra baixo, ele só tem esse muro que é tipo, bem pequeno, bem baixo”, afirmou Luci Cláudia da Silva Soares.


Aulas do IFSP da Zona Norte de SP foram suspensas após ameaças a alunos — Foto: Reprodução/TV Globo


fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!