Páginas

terça-feira, julho 19, 2022

Tubarão-tigre é capturado por pescadores no litoral do RN

Um tubarão-tigre foi capturado nesta terça-feira (19) durante uma pescaria na praia de Barreiras, na cidade de Macau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.


De acordo com o o biólogo e presidente da Associação dos Tubarões da Costa, Lucas Werver, o animal foi capturado em alto-mar e levado para a areia, onde foi repartido e distribuído para a comunidade.


As informações foram repassadas à associação pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, responsável pelo monitoramento da região.


Lucas Wever explica que, pelas características, o tubarão é uma fêmea, da espécie tigre e possivelmente de idade avançada.



"É uma espécie comum e possivelmente era uma fêmea, que geralmente são bem maiores, e era um animal já com uma idade avançada, porque as manchas bem características de tubarão-tigre estão praticamente invisíveis e isso mostra que o animal já tem uma idade avançada", explicou.


Tubarão-tigre foi capturado por pescadores — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Wever disse ainda que esse tipo de animal é comum na região e que a pesca é autorizada, já que o tubarão não consta na lista das espécies ameaçadas em extinção na lista do Ministério do Meio Ambiente. Assim, não se configura crime ambiental.


Apesar disso, o biólogo recomendou a não captura do tubarão por conta da importância ecológica dele.



"É uma espécie que é comum em nosso litoral, ocorre durante todo o ano. E a gente sempre alerta também sobre a importância dos tubarões para o ecossistema marinho. São espécies do topo da cadeia alimentar, regulam populações de peixes, moluscos, crustáceos, e também se alimentam de animais mortos, com idade mais avançada, de carcaças, então impedem que doenças se propagem no meio", explicou.


"Então, a gente sempre exalta essa importância ecológica dos tubarões. E por mais que a espécie seja permitida, a gente sempre fala da importância de não se capturar esse animal".


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!