Seja por e-mail, carta, mensagem de celular ou telefonema, é cada vez mais fácil observar a crescente de golpes eletrônicos no Brasil. Quem não caiu, conhece alguém que já se deu mal. O uso do nome do INSS nestes golpes vem sendo bastante aplicado, e o órgão sempre busca alertar a população.
Na mais recente investida identificada pelo INSS, os golpistas estão se passando por servidores para obter dados pessoais dos segurados, usando como a prova de vida como isca.
O órgão afirma que, nos contatos, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto “bloqueio nos pagamentos”. Em alguns casos, chegam até mesmo a enviar links para que o segurado realize a biometria facial.
"A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa", informa o INSS, por meio de comunicado.
Com isso, o INSS alerta para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.
Confira algumas dicas para evitar cair nesse tipo de golpe, segundo o INSS:
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem;
O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site ou aplicativo). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail;
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem;
A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br;
Sempre que o INSS convoca alguém para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS (aplicativo ou site) e também pode ser verificada pelo telefone 135;
A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: Meu INSS (aplicativo ou site) ou agência da Previdência Social (com agendamento);
Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou;
Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135.
Fonte. g1
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