Páginas

terça-feira, julho 26, 2022

Família espanhola devolve 2500 artefatos pré-hispânicos ao governo do México

O governo mexicano informou, nesta terça-feira (26), que recuperou 2.522 peças pré-hispânicas que estavam em posse de uma família de Barcelona, na Espanha. O México, colonizado pelos espanhóis, está em campanha para resgatar o patrimônio histórico retirado ilegalmente do país.


Família espanhola devolve 2500 artefatos pré-hispânicas ao governo do México — Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP


Esses objetos, dos quais 1.371 estão relativamente íntegros e os demais em fragmentos, já estão sob os cuidados do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) e serão exibidos a partir desta terça-feira no Museu do Templo Mayor, no centro da Cidade do México.


"Esta é a mais importante recuperação de peças arqueológicas feitas por iniciativa dos proprietários, que apenas pediram para manter o nome da família em segredo", disse o chanceler Marcelo Ebrard em coletiva de imprensa.



Entre os artefatos recuperados se destacam desenhos talhados em pedra, pontas de flecha, vasos e pratos. Diego Prieto Hernández, diretor do Inah, informou que a maioria das peças vem dos arredores do Golfo do México e são da cultura mexica.


Vasos e pratos recuperados pelo governo mexicano — Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP


Os objetos, entretanto, pertencem a diversas etapas culturais da história mexicana. Segundo Hernández, os artefatos vão de pré-clássicos, desde os primeiros séculos antes da era atual, até o terceiro século da era atual.


"Existem peças da cultura de Teotihuacan, que os mexicas provavelmente recuperaram para significar novamente como objetos ritualísticos. Há uma série de objetos coloniais, muitos deles de uma fase muito inicial", contou o diretor do Inah.



Como exemplo, Hernández citou figuras de cavalos feitas por indígenas e esculturas de cavaleiros que revelam o interesse dos antigos habitantes da bacia mexicana por cavalos. "[Também] há anjinhos e figuras com saias curtas muito típicas da época colonial, que consideramos datar dos primeiros anos após a queda do México Tenochtitlán”, relatou.


Figuras de diferentes séculos foram devolvidas pela família — Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP


Desde 2018, quase 9 mil artefatos históricos foram recuperados pelo governo do México. Em muitos casos, de acordo com Ebrard, as peças foram apreendidas pelas autoridades ou recuperadas de leilões ilegais.


“Ficamos indignados com o fato de nossa herança cultural ter um preço e nossa identidade ser considerada uma mercadoria, ou um elemento de ornamento de uma casa. Nesses casos, perde-se a possibilidade de conhecer esse patrimônio. Conhece-lo, investigá-lo e divulgá-lo", disse a secretária de Cultura Alejandra Frausto durante a coletiva.


Pontas de lanças e flechas — Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP

Artefatos foram devolvidos por família espanhola de Barcelona — Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP



Fonte: France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!