A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste domingo (5) que já foram confirmados 780 casos de varíola dos macacos em todo mundo.
O número corresponde ao intervalo entre 13 de maio e 2 de junho e contabiliza apenas pacientes identificados em locais onde a doença não é endêmica. Segundo a organização, investigações epidemiológicas estão em curso.
"A repentina e inesperada aparição de varíola dos macacos simultaneamente em variados países onde a doença não é endêmica sugere a possibilidade de transmissão desconhecida já por algum tempo, seguida de eventos recentes que espalharam o vírus", afirmou a OMS.
O órgão avalia que o risco global causado pelos surtos é moderado, já que esta é a primeira vez que tantos casos são reportados em diferentes locais fora do continente africano.
Até 2 de junho, a varíola dos macacos já havia chegado a 27 países fora da África e não há qualquer registro de morte em decorrência da doença nestes locais.
Nas regiões onde a varíola dos macacos é endêmica, no entanto, houve 66 mortes desde o início do ano - a maioria delas, concentrada na República Democrática do Congo, onde 58 pessoas morreram.
"Há alguns casos nos EUA que sabemos que estão vinculados a outros casos conhecidos", afirmou a vice-diretora do departamento de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC, Jennifer McQuiston. "Além disso, há pelo menos um caso nos EUA que não está relacionado a viagens e do qual não sabemos como foi adquirida a infecção", disse.
A exceção é de um paciente que não tem qualquer relação com outras transmissões.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!