Entre as 27 unidades da Federação, o Rio Grande do Norte é o 17º estado na sequência dos maiores contingentes eleitorais do país, mas atrai as atenções dos dois principais concorrentes às eleições presidenciais em 2022 - Lula, na tentativa de um terceiro mandato;, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, que busca a reeleição.
Os dois voltam a cumprir agenda na próxima semana em Natal: Lula visitará no Dia de Corpus Christi (quinta-feira, 16) a 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Centro de Convenções de Ponta Negra; enquanto Bolsonaro estará na sexta-feira (17) no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital, para lançar o programa “Internet Brasil”, do Ministério das Comunicações.
Nas eleições de outubro, Lula e Bolsonaro vão disputar os votos de 2,554 milhões de potiguares, que correspondem a 1,67% dos eleitores do país, segundo dados de maio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, o Rio Grande do Norte cresce em importância política por ter a única governadora do Brasil, Fátima Bezerra (PT) tentando a renovação do mandato e o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL) almejando a cadeira de Senador da República.
A agenda do presidente Bolsonaro está praticamente fechada, primeiro lança ao lado do ministro Fábio Faria (Comunicações), na manhã do dia 17, o Programa “Internet Brasil”, que vai distribuir chips de telefone celular com 20Gb de dados para estudantes vinculados ao Cadastro Único e será executado pela RNP.
“A ação iniciará atendendo estudantes do Ensino Médio e Fundamental de municípios contemplados pelo Nordeste Conectado em Caicó e Mossoró (RN), Caruaru e Petrolina (PE) e ainda Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB).
Também será anunciada a ampliação da Infovia Potiguar, que beneficia 48 praças públicas de Natal, conectadas com Wi-Fi livre, inclusive a praça Mãe Peregrina, onde será realizado o evento, no bairro Pitimbu. O Ministério das Comunicações ainda lança o programa “Digitaliza Brasil”, com projeto piloto para distribuição de kits conversores de TV Digital no Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, onde serão contemplados os municípios de Touros, São Bento do Trairi, Barcelona e Guamaré.
Para a ocasião, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) programou a assinatura da ordem de serviços para perfuração de poços artesianos com investimentos de R$ 93 milhões. Os recursos são fruto de Emendas Parlamentares (R$ 37 milhões) e da própria Funasa.
Serão perfurados dois mil poços em 166 municípios do RN (exceção é a capital). Também será assinada ordem de serviço para instalação de 200 dessalinizadores.
Desde 2020 o presidente Jair Bolsonaro (PL) já veio ao Rio Grande do Norte quatro vezes, a primeira em agosto daquele ano, quando veio a Mossoró entregar habitações para famílias de baixa renda.
Em junho de 2021, Bolsonaro anunciou a inclusão do ramal do Apodi no projeto de transposição das águas do rio São Francisco, na cidade de Pau dos Ferros e mais recentemente, em fevereiro deste ano, passou por Caicó e em Jardim de Piranhas assistiu a chegada das águas do São Francisco na bacia do rio Piranhas-Açu.
Já em 30 de março, inaugurou a estação de trem da CBTU em Cajupiranga, bairro da periferia de Parnamirim, ao lado do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que estava deixando a pasta para se candidatar a senador nas eleições de outubro.
Mesmo que o senador Jean Paul Prates tenha anunciado nas redes sociais, ontem, a vinda de Lula a Natal, o presidente estadual do PT, ex-deputado Júnior Souto, disse que falta, ainda, confirmar a visita do ex-presidente, que ao lado da mulher “Janja”, está em isolamento em casa, por ter contraído coronavirus.
Júnior Souto ressalva que mesmo assintomático e recebendo alta após 14 dias, “tem a questão da idade” do ex-presidente. O dirigente petista disse, ainda, que aguarda-se um posicionamento oficial da direção nacional do PT, inclusive a agenda política que Lula poderá cumprir em Natal com membros do partido e de outros aliados políticos depois de passar pela Feira da Agricultura Familiar, que vai do dia 15 a 19.
Também haveria a possibilidade de Lula se descolar até Timbaúba dos Batistas, a fim de conhecer bordadeiras que trabalharam na adornação do vestido de noiva da socióloga Rosângela da Silva, “Janja”. O ex-presidente anunciou no dia 05 que o casal contraiu Covid-19.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!