Páginas

domingo, maio 22, 2022

Dez alunos denunciam abusos no ambiente familiar após assistirem palestra sobre violência sexual em escola

Dez alunos denunciaram terem sido vítimas de abuso sexual após assistirem palestras sobre o assunto em escolas de Campo Limpo de Goiás, na região central do estado. Segundo a Polícia Militar, as crianças e adolescentes contaram que os abusos eram cometidos por pessoas conhecidas da família.


As palestras sobre Conscientização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceram entre segunda-feira (16) e sexta-feira (20) por uma Organização não Governamental (ONG), com apoio da PM, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude, a pedido do município administrado pela prefeita Graciele Marta (União Brasil).



Conforme a Polícia Militar, após as denúncias, um funcionário da prefeitura chegou a ser preso suspeito de abusar da própria filha.


Por não ter o nome divulgado, o g1 não conseguiu localizar o ex-funcionário para que se posicionasse até a última atualização desta reportagem.


Em nota ao g1, a prefeitura de Campo Limpo de Goiás informou que o funcionário foi exonerado assim que houve o conhecimento da denúncia. Disse também que o município vai disponibilizar uma assistente social bem como uma psicóloga para estarem acompanhando as crianças e adolescentes e suas famílias (nota na íntegra ao fim do texto).


Uma das palestras em uma escola de Campo Limpo de Goiás — Foto: Divulgação/PM GO


Ainda de acordo com a PM, durante a última palestra, cinco alunos de uma mesma escola contaram aos professores e palestrantes sobre o que passavam. O Conselho Tutelar, que estava presente na ação, acionou os familiares dos estudantes.


Nove adolescentes e uma criança de cinco anos foram ouvidos na Central de Flagrantes de Anápolis. Após as oitivas, três homens de identidades não divulgadas foram levados para a delegacia por suspeita dos crimes, prestaram depoimento e foram liberados. O caso segue em investigação.


Por não terem os nomes revelados, o g1 não conseguiu localizar os homens para que se posicionassem até a última atualização desta reportagem.


Em nota recente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembra que grande parte da violência contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa, com agressores conhecidos, e que estar na escola pode garantir à elas a convivência com adultos de confiança a quem podem pedir ajuda.


Nota da Prefeitura de Campo Limpo de Goiás

Na última semana foi realizado no município uma ação, em parceria com as secretarias municipais, Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Colégio Estadual, para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Logo após as palestras realizadas pelos delegados e agentes da Polícia Civil e do diretor do Juizado da Infância, alguns dos adolescentes que assistiram as palestras procuraram o juizado e a Polícia Civil e fizeram denúncia de abuso sexual contra as mesmas.

Ao saber das acusações e que um dos acusados era servidor comissionado do município, de imediato a prefeita determinou a exoneração dele.

A prefeita já solicitou à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilize uma assistente social bem como uma psicóloga para estarem acompanhando as crianças e adolescentes abusadas e suas famílias.

A prefeitura informa ainda, que essa ação não se findará com esses casos e que estará, incansavelmente lutando contra este tipos de abusos e que acompanhará de perto os processos abertos contra esses abusadores para que não fiquem impunes aqueles que forem comprovadamente culpados.


Delegacia de Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!