Uma reportagem do jornal “The New York Times” desta quarta-feira (6) aponta que os técnicos ucranianos especializados em bombas identificaram um novo tipo de mina terrestre sendo empregado pelos russos na invasão da Ucrânia: o equipamento tem sensores e consegue detectar se há pessoas andando por perto.
O nome dessa mina terrestre é POM-3. Os ucranianos o identificaram na semana passada, perto da cidade de Kharkiv.
A Human Rights Watch, um grupo humanitário, analisou fotos que os ucranianos enviaram e certificou a informação. “Sabe-se que a Rússia tem esse tipo de mina terrestre usado recentemente, que pode matar e ferir pessoas indiscriminadamente em um raio de 16 metros. A Ucrânia não tem esse tipo de mina terrestre ou o sistema para armá-la”, afirma o grupo.
A mina terrestre tradicional é detonada quando uma vítima pisa em cima do artefato ou, em alguns casos quando mexe os cabos ligados à mina. Já o POM-3 tem sensores que conseguem diferenciar passos de pessoas e de animais.
Esse tipo de equipamento é muito mais difícil de ser desativado e trará complicações mesmo depois do fim da guerra na Ucrânia.
Há um tratado de 1997 que proíbe o uso, produção, armazenamento ou transferência de minas terrestres. O texto é assinado por 164 países. A Rússia não é um deles.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!