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quinta-feira, abril 07, 2022

Motoristas da Uber reclamam de mudança nas corridas em SP: 'Ficou pior pra gente e para o passageiro'

Motoristas de transporte por aplicativo da Uber em São Paulo estão insatisfeitos com as mudanças nas corridas que começaram a valer nesta terça-feira (5) nas capitais do país. Eles reconhecem que o número de cancelamentos de corridas deve aumentar.


Passageira com aplicativo da Uber aberto no celular, em foto ilustrativa. — Foto: BRUNO FERNANDES/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO


A empresa anunciou que passou a mostrar para os motoristas parceiros o endereço de destino e o valor total da corrida antes que eles aceitem a viagem. Antes, os condutores só viam uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário.


Os motoristas afirmam, no entanto, que a Uber também mudou a forma de calcular o valor que é repassado, diminuindo a porcentagem de lucro dos parceiros do valor final que é cobrado do passageiro.


De acordo com motoristas ouvidos pelo g1 nesta quarta-feira (6), além de o desconto da empresa estar maior, a taxa da tarifa dinâmica, que antes era variável, passou a ser fixa desde terça.


Eles também alegam que não recebem mais por quilômetros rodados caso precisem mudar a rota por causas externas, como um acidente ou pedido do passageiro.


"Está péssimo. Ficou pior pra gente e pro o passageiro", diz Pedro de Barros, que trabalha como motorista parceiro há 4 anos.

"Antes a gente recebia por quilômetro rodado. Então se pegava um passageiro em horário de muito trânsito, por exemplo, ele solicitava e a gente fazia uma rota um pouco mais longa, mas que acabava economizando até uma hora. Agora tem que fazer exatamente a da Uber."


O que diz a Uber

A empresa nega que tenha mudado o funcionamento da tarifa dinâmica: a novidade é que ela passou a ser mostrada ao motorista nesta nova tela. O motorista visualiza o valor do trajeto e de quanto será o adicional de preço dinâmico, quando esse recurso estiver ativo.


A tarifa dinâmica, segundo a Uber, depende de muitas variáveis: ocorre, por exemplo, quando há mais demanda do que oferta de carros num determinado horário.



A plataforma afirma que também não houve mudanças relacionadas ao reajuste de valores em caso de alteração no trajeto indicado inicialmente pelo aplicativo.


"Da mesma forma que o preço final pode ser diferente caso haja mudança significativa em relação ao pedido original da viagem, com alteração de rota ou mudança no local de encerramento, o valor dos ganhos do motorista parceiro também pode ser atualizado proporcionalmente: se a distância e tempo final forem consideravelmente maiores do que a previsão inicial, o ganho final será maior do que o informado no cartão de oferta; se forem consideravelmente menores, o ganho final será menor."


Segundo o Uber, os motoristas recebem um e-mail semanal com o relatório de todas as viagens e podem verificar se houve reajuste para cima ou para baixo em caso de mudança de trajeto, e contestar o resultado.


Também por meio desse relatório eles conseguem ver de quanto foi a taxa cobrada pelo Uber para intermediar cada viagem. A empresa nega que tenha mudado essa política: a taxa é variável desde 2018, para que a plataforma possa dar descontos seja para o motorista ou para os usuários. Antes, era fixa em 20%.


Em grupos de mensagens, no entanto, vários motoristas da Uber relataram que passaram a receber menos desde terça-feira (5). Um deles compartilhou pelo Whatsapp um print do que seria uma conversa com um passageiro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O texto diz que o passageiro desembolsaria R$ 280 pela corrida, mas apenas R$ 120 ficaria com o motorista.



Segundo a Uber, o valor informado ao passageiro não é necessariamente o que o motorista vai receber. E se ofereceu para avaliar o caso da viagem ao aeroporto de Guarulhos.


No último dia 11, a Uber e a 99 anunciaram aumento nos valores pagos aos motoristas credenciados em suas plataformas para compensar a alta de combustíveis.


Motorista da Uber mostra print de conversa em que passageiro relata valor da corrida de R$ 280 em que motorista receberia só R$120 do total. — Foto: Marina Pinhoni/g1


Os motoristas consideram, no entanto, a exibição do endereço completo como uma mudança positiva.


"Antes aparecia só a subprefeitura. Traz mais segurança a gente saber exatamente pra onde está indo. Não vai mais acontecer de aparecer Mooca quando tiver indo na verdade pro Brás, por exemplo", diz outro condutor que preferiu não se identificar.



Mais cancelamentos

Luis Gustavo Cabral diz que também já sentiu a mudança no bolso. Ele costuma acumular em um dia R$ 400 em corridas, mas até 16h desta quarta não havia conseguido ganhar mais que R$ 100.


"Eu estou parado desde 12h. Não compensa mais pra gente pegar corridas curtas de R$ 6, R$ 7. Com o preço que está a gasolina e com o tamanho do desconto [da Uber]. Os passageiros já reclamavam de cancelamento, agora então..."


Durante o período de cerca de 15 minutos que o g1 conversou com alguns motoristas que estavam parados em uma rua da Zona Sul, várias corridas pequenas foram rejeitadas. Um dos condutores acabou aceitando uma viagem de R$ 76 posteriormente, mas pelo aplicativo da concorrente 99.


O motorista Kleber Marcos de Souza concorda que o número de cancelamentos de corridas deve aumentar com a mudança da Uber.


"O público vai sentir. Vão acabar cancelando ainda mais. Pra mim não mudou tanto ainda porque eu faço corridas Black [serviço de carro de luxo], mas para quem pega Uber X ficou ruim mesmo", diz.


Fonte: g1

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