O Hospital Santa Lucinda confirmou, na tarde desta quarta-feira (6), que 44 recém-nascidos receberam vacinas contra a hepatite B que estavam vencidas, em Sorocaba (SP).
Segundo o hospital, assim que a situação foi identificada, a Vigilância Sanitária de Sorocaba (SP) foi notificada.
"Tão logo esse fato foi constatado, bloqueamos esse lote e comunicamos a Vigilância Sanitária. Nossas equipes médicas e assistenciais entraram em contato com os responsáveis por esses bebês e acompanham eventuais intercorrências", disse em nota.
Segundo a prefeitura, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária foram informadas sobre o caso e "tomaram todas as devidas providências e acompanham de perto".
A unidade informou que quatro famílias ainda não foram localizadas e os outros 40 recém-nascidos são acompanhados pela equipe médica.
"Todos passam bem e nenhum problema foi relatado até o momento."
A infectologista Naihma Fontana explicou ao g1 que pode não ocorrer problema a quem recebeu a dose vencida.
"Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida. Não há risco de quaisquer reações ou efeitos colaterais além das relatadas para os tipos específicos de vacina. Há somente o risco de não gerar imunidade específica e adequada para aquela vacina."
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!