domingo, março 13, 2022

Por acidente, Índia dispara míssil contra o Paquistão

O momento não poderia ser pior. Em meio ao conflito bélico na Ucrânia e à máxima tensão no mundo, a Índia disparou acidentalmente um míssil nesta sexta-feira contra o vizinho Paquistão, país com o qual já travou guerras no passado. Não há registro de feridos ou atingidos, mas o governo paquistanês afirmou que o incidente colocou em risco voos civis da área e abalou edifícios, além de chamar a Índia de irresponsável.


O ataque acidental foi informado pelo Ministério de Defesa da Índia, que se desculpou, chamou o episódio de "profundamente lamentável" e disse que abriu investigação para apurar os erros. Em nota, a pasta adiantou que uma falha técnica levou ao disparo acidental do míssil, que foi parar em solo paquistanês.



A Índia, um país predominantemente hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana, já travaram três guerras desde 1947, duas por conta de disputas pelo território da Caxemira.


Indianos protestam contra o Paquistão em 2013 por conta de um ataque a uma patrulha da Índia na região da Caxemira na época. — Foto: Channi Anand/AP


O incidente aconteceu durante operação de rotina em uma das regiões de fronteira com o Paquistão. O episódio trouxe à tona a forte militarização das áreas que dividem os dois países e despertou temores de uso de arsenal nuclear por ambos os Estados.


O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão chamou o episódio de "violação não provocada de seu espaço aéreo por um 'objeto voador supersônico' de origem indiana" e enviou manifestação de forte indignação à Índia através de seu encarregado para negócios no país vizinho.



A trapalhada também gerou acusações ao governo índio de ser "insensível à paz e estabilidade regionais", segundo manifestou o Paquistão. A agência de segurança nacional do país também se queixou pelo fato de a Índia não ter avisado imediatamente às forças do país sobre o disparo acidental. O governo indiano ainda não respondeu à reclamação.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!