O 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro determinou que o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) pague R$ 40 mil de indenização ao cantor e compositor Chico Buarque por danos morais. A decisão foi assinada pela juíza Ingrid Charpinel Reis no dia 15 de fevereiro.
A defesa de Leite disse que "discorda da decisão de primeiro grau [...], pois entende [que] o seu cliente não tratou o artista de forma pejorativa, vexatória ou ofensiva, mas informativa, sem dano a sua imagem. Conforme a defesa, Eduardo Leite vai recorrer da decisão à Turma Recursal.
A defesa do cantor informou que o resultado está de acordo com o pedido à Justiça. “A lei é clara quanto ao uso do nome e da imagem de qualquer pessoa em uma campanha publicitária, seja ela comercial ou política. A decisão é límpida nesse sentido. É uma pena ter que recorrer à Justiça para reparar um erro que poderia ser evitado por qualquer estagiário de publicidade", afirma o advogado do artista, João Tancredo.
Chico Buarque entrou com um processo por uso indevido de sua imagem contra Leite depois que o político utilizou a imagem do artista em um vídeo publicado nas redes sociais no dia 4 de setembro. Também foi determinada pela justiça a retirada da imagem na propaganda.
"A violação a direito da personalidade dá ensejo à obrigação de indenizar, sendo irrelevante apurar a ocorrência de eventual prejuízo, pois o dano moral está devidamente demonstrado no momento em que reconhecido o uso inconsentido da imagem [...] A publicação do material não autorizado pelo artista em campanha publicitária de política a qual não se alinha, leva à sua depreciação, causando-lhe dor e sofrimento, que, por óbvio, devem ser reparados", diz a decisão.
Relembre o caso
Em 4 de setembro do ano passado, Eduardo Leite publicou um vídeo nas redes sociais onde citava Chico Buarque e Sérgio Reis como "belezas musicais" apesar de diferenças ideológicas. Na época, Leite fazia campanha pela indicação do PSDB à Presidência da República.
O cantor entrou com processo na justiça alegando que "as pessoas usam a sua imagem ou fazem ofensas em decorrência disso e acham que vai ficar tudo bem. E não pode ser assim. Isso tem consequências. Você quer usar uma marca de alguém sem autorização, vai ter consequência", disse o advogado João Tancredo.
Em nota, a defesa de Eduardo Leite disse que o escritório jurídico que representa o Chico Buarque tem todo o direito de buscar a justiça, mas que eles não entenderam o vídeo.
Em 19 de setembro, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que o governador retirasse das redes sociais o vídeo com imagens de Chico Buarque.
No início de outubro o governador do RS publicou uma nova versão do vídeo, onde dizia: "Basta ver naquele cantor, que eu não posso dizer o nome, e no Sérgio Reis, duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas". No lugar de um vídeo breve em que Buarque aparecia, o material mostra cenas de um palco.
Nota da defesa de Eduardo Leite:
A defesa discorda da decisão de primeiro grau que condenou Eduardo Leite a indenizar Chico Buarque em R$ 40 mil, pois entende o seu cliente não tratou o artista de forma pejorativa, vexatória ou ofensiva, mas informativa, sem dano a sua imagem. Eduardo Leite vai recorrer da decisão à Turma Recursal.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!