domingo, fevereiro 20, 2022

Criticado pelos EUA, Bolsonaro diz que não tomou partido ao se solidarizar com a Rússia



O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (18) que, na viagem que fez a Moscou nesta semana, não tomou partido "de ninguém" ao se solidarizar com a Rússia.


Militares russos estão na região da fronteira com a Ucrânia, e os Estados Unidos acusam o país governado por Vladimir Putin de querer invadir o território ucraniano. A Rússia, por sua vez, nega ter a intenção de invadir a região.


Durante a viagem a Moscou, Bolsonaro disse ao lado de Putin, no Kremlim, que se solidarizava com a Rússia. Integrantes do governo dos Estados Unidos, no entanto, disseram que a viagem não poderia ter acontecido em momento "pior" e que o Brasil "parece estar do outro lado".


"Estou muito feliz, grato ao presidente russo. A gente pede a Deus que tenhamos paz na região. Até falei lá que o mundo é a nossa casa e que Deus está acima de todos. Falei a mensagem de paz. Não fomos para tomar partido de ninguém", declarou Bolsonaro nesta sexta em transmissão ao vivo em rede social.


"A nossa missão tinha um objetivo específico. Alguns levaram para um lado que estou apoiando A, B ou C, 'não devia fazer isso, devia fazer aquilo'. Teve crítica, bastante. Viemos para cá, ficaram, realmente, boas impressões e bons negócios", acrescentou o presidente.


Retirada de tropas

Na última terça (15), a Rússia afirmou que havia começado a retirar algumas tropas da fronteira com a Ucrânia.


Na ocasião, o Ministério da Defesa russo disse que os chamados exercícios militares em larga escala continuariam, mas que algumas unidades haviam começado a retornar às respectivas bases.


Parte da comunidade internacional, contudo, afirma que as tropas continuam na região, o que a Rússia tem negado.


Os Estados Unidos e Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) dizem acreditar que a Rússia ainda busca algum pretexto para invadir a Ucrânia.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!