segunda-feira, janeiro 17, 2022

Passageiro filma pane em motor de avião após colisão com pássaro no Aeroporto Afonso Pena; 'saíam algumas faíscas'

Um voo para Brasília, que saia do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, precisou interromper a decolagem após um pássaro ser sugado por um dos motores da aeronave. O caso foi registrado em vídeo por um dos passageiros. 


O caso aconteceu no início da manhã da última sexta-feira (14). O registro foi feito pelo auxiliar de escritório Joviano Fontanelli, de 36 anos. Ele viajava com a prima para Belo Horizonte e faria escala em Brasília.


“Eu estava sentado no lado esquerdo, próximo à porta de emergência, na janela quase que sobre a asa. Aí eu decidi: vou fazer a gravação da decolagem [...] Quando ele [o piloto] começa a acelerar, de repente acontece a explosão. Aí eu comecei a virar o celular mais para o motor para ver o que estava acontecendo. Eu vi que saia algumas faíscas e, logo em seguida, o piloto começa a desacelerar o avião para fazer a parada”.


No vídeo é possível ver que, logo após a pequena explosão, a aeronave começa a desacelerar. De acordo com a Latam, o procedimento é padrão em casos de colisão com pássaros. Na aviação, casos como este são conhecidos como “bird strike”.


Vídeo mostra pequena explosão em um dos motores da aeronave — Foto: Divulgação


“Todo mundo fica um pouco tenso, mas eu, como estava do lado, vi que não estava pegando fogo, fiquei tranquilo. Aí até a passageira do meu lado, falei: ‘não, tranquilo, piloto já está desacelerando’ [...] Esse procedimento entre parada e a gente retornar, o avião vai devagarinho retornando para o desembarque. Deve ter levado uns vinte minutos, vinte e cinco minutos”.



‘Procedimento padrão’

Em nota, a Latam informou que, após a colisão, ninguém se feriu e todos os passageiros foram realocados para novos voos.


“Este é um procedimento padrão de segurança na aviação e a LATAM reforça que segue as mais rigorosas normas, atendendo a regulamentação das autoridades brasileiras e internacionais”.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!