Páginas

quinta-feira, janeiro 13, 2022

Mossoró amplia atendimento a pacientes com sintomas gripais para todas as UPAs do município

Após registrar superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) referência para pacientes com sintomas gripais, a secretaria de saúde de Mossoró, ampliou o serviço para as outras duas UPAs do município.


UPA do bairro Belo Horizonte, em Mossoró, na região Oeste do RN, registrou superlotação nas últimas semanas. — Foto: Reprodução / Intertv Cabugi


Os pacientes podem procurar qualquer uma das três unidades da cidade para consultas e realização de testes.

No início de janeiro, segundo o município, os atendimentos cresceram mais de 300% na UPA do bairro Belo Horizonte, que desde o início da pandemia era a única unidade municipal a atender os casos suspeitos de Covid.


A unidade passou a registrar cerca de 470 atendimentos diários. Até o final do ano passado, atendia cerca de 150 usuários por dia.



Na última segunda (10), a UPA do Belo Horizonte voltou a registrar superlotação. Os pacientes reclamaram da espera pela consulta e da aglomeração dentro e fora da unidade.


Para desafogar o sistema, a secretaria de saúde informou que a UPA do bairro Alto de São Manoel e do bairro Santo Antônio também estão atendendo esses casos desde a última terça-feira (11).


Demanda

Na manhã desta quinta-feira (13), as três UPAs estavam com movimentação tranquila. De acordo com a secretaria de saúde, a demanda é maior no início da semana.


Uma equipe da Inter TV Costa Branca esteve nas UPAs. No bairro Alto de São Manoel, havia poucos pacientes aguardando no local. O coordenador de enfermagem da unidade, Daniel Duarte, explicou que os pacientes passam por uma triagem antes do atendimento.


“Esses pacientes são colocados em setores isolados para que não tenham esse contato direto, para não ter o risco de ser contaminado”, destacou o coordenador.


A Secretaria de Saúde orienta a população a só procurar as UPAs em caso de sintomas mais graves. Se o paciente apresentar sintomas leves, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.


A secretaria informou ainda que todas as UPAs estão realizando testagem para Covid.


“Nas três UPAS nós temos médicos, triagem com enfermeiros, testes, para que eles digam se esse paciente é ou não Covid, e se necessita ser encaminhado a UPA Belo Horizonte”, informou a secretária de Saúde, Morgana Dantas. A UPA Belo Horizonte é a única com leitos específicos para pacientes com a Covid.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!