Aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 têm até o dia 31 de dezembro para regularizar a situação e continuar garantindo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa como medida de prevenção ao coronavírus, mas voltou a ser exigida a partir de outubro de 2021.Quem não fizer o procedimento até o final deste ano pode deixar de receber o benefício.
Para realizar a prova de vida, é preciso comparecer presencialmente a uma agência do banco onde o beneficiário recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto.
Também é possível fazer a comprovação de forma digital. Para isso, é necessário ter a biometria já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Quem já tem esse cadastro consegue fazer a prova de vida usando o aplicativo SouGOV.BR. Veja como acessar na:
A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!